Intel à rasca com a AMD? Descontos sérios nos CPUs Xeon!

A Intel ainda é a grande líder do mundo dos servidores, com mais de 90% da quota de mercado. No entanto, se há coisa que a gigante azul dos processadores aprendeu nestes últimos anos, é que ter uma grande percentagem da quota de mercado não é suficiente, é preciso conseguir mantê-la.

Por isso mesmo, para evitar uma repetição daquilo que aconteceu no mundo dos computadores convencionais, a Intel está agora a baixar os seus preços de maneira muito significativa.

Porquê? Bem, a AMD está com alguns problemas nas linhas de produção. Por isso, com uma queda nos preços dos produtos da rival, a empresa vai ter de fazer algum malabarismo para conseguir manter-se competitiva.

Intel à rasca com a AMD? Descontos sérios nos CPUs Xeon!

Intel à rasca

Portanto, a Intel parece estar a sentir alguma pressão, demonstrando ter algum medo daquilo que poderá acontecer nos próximos anos. Isto, depois de a AMD ter conseguido chegar a uns muito interessantes 30% da quota de mercado no mundo dos processadores para PCs desktop, a sua maior percentagem de mercado de 2007.

Mas vamos por partes!

Como deve saber, a AMD começou a ter muito sucesso no mundo dos processadores com a sua gama de produtos Ryzen. Especialmente quando falamos das gamas Ryzen 3000 e Ryzen 5000. Entretanto, a Intel respondeu com descontos nas suas próprias gamas, nomeadamente a gen 10 e gen 11. Ainda assim, a AMD continuou nos tops de vendas de grandes retalhistas como a Amazon.

Além disto, no lucrativo mundo dos portáteis, também temos cada vez mais fabricantes a apostar naquilo que a AMD tem para oferecer.

Aliás, nesta altura do campeonato, a sorte da Intel está no facto de a AMD não conseguir responder à procura, devido a dificuldades de produção nas linhas de 7nm da TSMC.

Afinal de contas, a totalidade da gama de produtos da AMD é feita nestas linhas, e neste momento, é impossível fazer tudo em quantidades suficientes. Especialmente porque até os SoCs das consolas de nova geração são feitos nestas linhas. Mas temos outro problema. É que além dos problemas de produção, a AMD também tem de lidar com os recentes aumentos de preço. Ou seja, mais uma dificuldade que a Intel pode aproveitar para se manter à frente.

Entretanto, como já deve ter percebido, a Intel, com as suas linhas de produção, não está tão “à rasca” como a sua rival. Como tal, tem mais margem de manobra para “brincar”! Especialmente no campo do preço.

É por isso mesmo, que a Intel está agora a apostar em descontos muito significativos na sua plataforma Xeon. Afinal de contas, apesar do facto de manter uma quota de 90%, a verdade é que o mundo dos servidores não muda de hardware tão rapidamente como os restantes mercados, devido ao investimento monetário que isto requer. Por isso, para evitar uma mudança da tendência neste ‘mundo’, é necessário manter as coisas apelativas no lado Xeon. Caso contrário, se as coisas começarem a mudar, pode ser bastante complicado correr atrás do prejuízo.

Em suma, como a AMD está a lidar com problemas de produção, bem como com os aumentos de preço nas linhas da TSMC. A Intel está a aproveitar a situação para baixar preços, e assim manter os clientes dentro do seu ecossistema. É basicamente um jogo do gato e do rato.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Galaxy S21 FE: O que sabemos até agora! (Setembro)

No ano passado, para mim, o S20 FE foi um dos melhores smartphones que a Samsung lançou no mercado. Sim, a qualidade de construção...

Intel Core i9-12900K destruiu tudo o que a AMD tem para oferecer

Muito tem sido dito e 'leaked', acerca da nova geração de processadores Intel Core 12000, especialmente quando se fala do muito esperado topo de...

Em 2018, a Sony garantiu que a PS5 passava o teste do tempo!

Como deve saber, a Sony "abriu" recentemente o suporte à montagem de SSDs PCIe 4.0 NVMe M.2 no slot secundário interno da sua consola...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!