Vale a pena instalar os updates de segurança Android?

Quem tem um smartphone Android normalmente recebe updates que parece que não fazem nada. Isto porque não acrescentam novas funcionalidades nem mudam quaisquer elementos na interface. No entanto fazem outra coisa que é muito importante. Garantem a segurança do nosso smartphone. Mas vale mesmo a pena instalar os updates de segurança Android que chegam todos os meses?

Vale a pena instalar os update de segurança Android?

As atualizações de segurança Android são updates de software que fornecem patches ou novas funcionalidades destinadas a corrigir falhas de segurança existentes.

updates de segurança Android

Para melhor entender as atualizações de segurança, pense no seu smartphone Android como uma fortaleza. Pode ter várias armas para se proteger, mas ter uma passagem secreta que ninguém sabe. Enquanto o inimigo não usar a passagem secreta, o posto está seguro. Mas não significa que a passagem não esteja lá. Assim que o inimigo descobrir, é um grande problema para a fortaleza.

Da mesma forma, se o seu smartphone Android tiver falhas de segurança, poderá utilizá-lo normalmente. Mas não significa que os problemas não existam. Isto é tal como a passagem secreta. Quando os criminosos descobrem falhas de segurança, podem servir como ponto de entrada para atacar o seu dispositivo.

- Advertisement -

As atualizações de segurança são importantes?

Por vezes, pode receber uma atualização de segurança mesmo que o seu smartphone pareça estar a funcionar da melhor forma. Assim fica na dúvida sobre a sua importância. Afinal de contas as novidades podem, por vezes, estragar alguma coisa. Mas será mesmo assim?

O Android, apesar de anos de melhorias, não é perfeito. À medida que surgem novas funcionalidades aparecem novas falhas. Estas falhas podem ser menos problemáticas ou então críticas. De facto, até podem permitir que alguém controle o nosso smartphone à distância. É por esse motivo que é mesmo importante atualizarmos.

Mas as novidades não deviam ser bem testadas para não existirem estas falhas que surgem à posteriori?

A equipa de desenvolvimento Android da Google tenta fazê-lo. No entanto, a arquitetura Android é tão grande e complexa que há sempre coisas a corrigir. Aliás isto é transversal a todos os sistemas operativos. É por isso que vai tudo sendo feito de forma gradual e sobretudo à medida que os problemas são descobertos.

Assim vale sempre a pena instalar as atualizações de segurança que vão chegando ao sistema operativo Android.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.