Instala aplicações fora da Play Store? Cuidado com estas ‘lojas’!

A plataforma de aplicações da Google (Play Store) tem sido bastante criticada nos últimos meses, devido às cada vez maiores evidências de falta de controlo na entrada de software por parte da gigante da pesquisa. No entanto, mesmo com vários perigos à espreita neste mercado, a verdade é que as lojas fora do domínio Google são ainda mais assustadoras… Isto se der valor à sua privacidade e segurança, claro está.



Instala aplicações fora da Google Play Store? Cuidado com estas ‘lojas’!

fora da Play Store

Portanto, a firma de estudo de mercado RiskIQ acabou de publicar um relatório acerca das ameaças das aplicações mobile no mercado! Onde podemos encontrar a plataforma gratuita de download de aplicações 9Game.com no topo da tabela classificativa.

Afinal de contas, segundo o estudo, cerca de 62.000 aplicações foram carregadas nesta plataforma em 2019. O que por sua vez põe a 9Game.com no topo da lista das lojas com mais aplicações maliciosas, mas também na liderança da lista das lojas com as aplicações mais estranhas ou pouco confiáveis.

Se pensa que é só a loja ‘9Game.com’ a criar problemas, está muito enganado!

Esta loja faz parte de um mundo de várias plataformas alternativas à Google Play Store. Uma espécie de submundo do crime, onde uma simples aplicação poderá roubar-lhe todas as informações, e até fazer-se passar por si.

No entanto, apesar de ser uma responsabilidade direta da Google, a Play Store está mesmo na segunda posição deste estudo…

fora da Play Store

Em suma, enquanto a App Store da Apple é basicamente o “Fort Know” deste mundo. A Google Play Store ainda tem muita sopinha para comer, se quer realmente ser uma loja confiável de aplicações. Ainda assim, verdade seja dita, as coisas estão a melhorar aos poucos.

Antes de mais nada, tente nunca fazer download de aplicações fontes que não conheça. Nunca se sabe o que pode estar a instalar no seu fiel companheiro do dia a dia… Um dispositivo móvel que não só tem acesso a todas as suas informações privadas, como também é provável que tenha acesso às suas contas bancárias! (Não se esqueça disto!)


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Gmail: recupere o espaço da sua conta em segundos!

O Gmail é sem dúvida uma excelente plataforma de email. No entanto, partilha do mesmo problema das outras plataformas. Os emails vão-se acumulando, especialmente...

Placas gráficas já aumentaram quase 10% (em menos de um mês)

Como já dissemos várias vezes na Leak.pt, os preços das placas gráficas vão voltar a aumentar no último trimestre do ano. Aliás, é um...

Enquanto joga FIFA 22 são estas as músicas que vai ouvir!

Todos os anos vemos um novo novo jogo FIFA a chegar ao mercado. Sendo que apesar de não mudar muita coisa no que toca...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!