Instagram Kids: advogados querem parar esta rede social!

Mais de 40 procuradores-gerais nos Estados Unidos assinaram uma carta ao CEO do Facebook, Mark Zuckerberg. Assim querem que ele “abandone os planos de lançamento” do Instagram para crianças destinado a menores de 13 anos. Lembro que em março, o site Buzzfeed News noticiou que a empresa pretende construir uma versão do popular serviço de partilha de fotos. Isto dá às crianças “a experiência mais segura possível”. Mas pode não ser bem assim com a nova rede social Instagram Kids.

Instagram Kids: advogados querem parar esta rede social!

Resumidamente, a coligação de advogados diz que a plataforma proposta será “prejudicial para as crianças por inúmeras razões. Para além disso, o Facebook historicamente não conseguiu proteger o bem-estar das crianças na sua plataforma”.

Mais especificamente a procuradora-geral de Nova Iorque, Letitia James, líder da coligação, afirmou que a plataforma representa um risco para as crianças. Assim coloca-as em “perigo”.

Instagram kids rede

“Não só as redes sociais são uma ferramenta influente que pode ser prejudicial para as crianças que não têm a idade adequada, como este plano pode colocar as crianças diretamente nos caminhos dos predadores”, disse num comunicado. “Há demasiadas preocupações em deixar o Facebook avançar com esta ideia mal concebida. É por isso que apelamos à empresa para que abandone o lançamento. Temos de continuar a garantir a saúde e o bem-estar da nossa próxima geração e não só.”

A coligação argumenta que as crianças pequenas não estão preparadas para alguns desafios, como a privacidade.

Dizem também que existe o risco de os predadores poderem explorar as crianças de forma anónima, e também estão preocupados com o ciberbullying. Também revelam a sua desconfiança em relação ao Facebook, acrescentando que a empresa tem um “registo de não proteger a segurança e a privacidade das crianças”.

Entretanto resta-nos agora esperar pela posição do patrão do Facebook em relação a isto. O que eu acho que vai acontecer? Que esta rede social vai mesmo avançar.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Netflix: Estes são os projetos que chegam já em Outubro!

Tal como acontece mês após mês, a Netflix está a preparar mais 30 dias de grandes lançamentos na plataforma. Sendo que o mês de...

União Europeia quer USB-C em tudo! E agora iPhone?

Isto já não é grande novidade para ninguém, mas parece que agora não há mesmo volta a dar... A comissão Europeia quer forçar todas...

Novo filme da Netflix só chega sexta-feira e já é adorado por todos!

Sejam filmes de ação, suspense, comédia ou até mesmo de terror, a verdade é que todos conseguem fazer sucesso à sua maneira na Netflix...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!