A Meta, empresa mãe do Facebook, Instagram e WhatsApp, está a desenvolver uma espécie de nova subscrição que além de algumas coisas menores, vai ser capaz de eliminar todos os anúncios publicitários da sua experiência de navegação. Além disso, a Meta também promete deixar de recolher (tantos) dados sobre si.
Mas… Quanto é que vale isso? Segundo as mais recentes informações, o valor está nos 17 euros para remover os anúncios do Instagram e Facebook, ou 14 euros se só quiser fazer essa brincadeira no Instagram.
Instagram e Facebook: Pagava 17€ para dizer adeus aos anúncios?
Esta iniciativa da Meta tem o nome de SNA (Subscrição Sem Anúncios)! É uma novidade que poderá ser implementada em vários países Europeus, Portugal incluído, já nos próximos meses. Sabe porquê? A ideia não é apenas fazer dinheiro, porque a Meta nem sabe se vai conseguir manter os seus níveis de lucratividade com este novo pacote.
A ideia é fugir às regulamentações mais recentes da União Europeia relativamente aos dados privados.
Mais concretamente, a proposta é uma resposta da Meta às regras da União Europeia! Regras que pretendem limitar a capacidade da empresa de mostrar aos utilizadores anúncios direcionados com base em dados recolhidos sem o seu consentimento.
Assim, com este pacote SNA lançado, seria possível dar aos utilizadores de determinadas regiões a opção de continuar a utilizar o Facebook e o Instagram gratuitamente, com anúncios personalizados. Ou então pagar para desbloquear uma versão sem anúncios.
Entretanto, vale a pena salientar que esta proposta é exclusiva para a União Europeia e seus Estados Membros. Assim, se estiver nos Estados Unidos, ou em um outro qualquer país fora da UE, não vai ter a possibilidade de aderir a este programa. Porém, antes do sinal verde dos reguladores, também não podemos ter a certeza que esta subscrição seja mesmo uma realidade em solo Europeu.