Ingenuity: helicóptero da NASA consegue grande feito em Marte!

O helicóptero Ingenuity Mars da agência espacial norte-americana NASA já fez o terceiro voo de sucesso no Planeta Vermelho. No domingo, o pequeno helicóptero subiu a uma altura de 5m antes de acelerar lateralmente ao longo de 50 metros – metade do comprimento de um campo de futebol. Depois o Ingenuity voltou então ao seu local de descolagem, durante um tempo total de voo de 80 segundos.

Ingenuity: helicóptero da NASA consegue grande feito em Marte!

Esta façanha de domingo foi a mais ambiciosa de sempre, mas os engenheiros dizem que pretendem continuar a testar esta tecnologia até aos limites. Sim, até estão preparados para perder este helicóptero no processo. Claro que o melhor mesmo será isso não acontecer.

Ingenuity

Os dois voos anteriores foram realizados numa segunda e quinta-feira. Assim o primeiro claro que foi o mais importante uma vez que nunca tinha acontecido algo do género.

Entretanto lembro que o Ingenuity foi transportado para Marte pelo rover perseverance da NASA, que aterrou na Cratera Jezero em meados de fevereiro.

Assim o drone de 1,8kg é considerado como uma demonstração tecnológica para comprovar que é possível voar no planeta, apesar da atmosfera complicada.

Ingenuity

No futuro, os helicópteros podem explorar todo o planeta. Têm a vantagem de se deslocarem de forma mais rápida e ainda de poderem chegar onde o rover não consegue. É que em zonas montanhosas torna-se muito complicado.

As autoridades da NASA deram à equipa de engenharia da Ingenuity mais dois voos antes de a Perseverance continuar com a missão principal. Encontrar vida em Jezero.

Durante a última semana de testes, este rover com uma tonelada tem agido como a estação de rádio do helicóptero e sistema de registo fotográfico.

Ao mesmo tempo, a Ingenuity tem tirado também fotos, enquanto está no ar.

Grande parte das imagens adquiridas vão demorar até chegar à Terra.

Lembro que a maior dificuldade em voar no Planeta Vermelho é o facto da atmosfera ser muito fina, que tem apenas 1% da densidade aqui na Terra. Isto torna muito difícil voar.

Entretanto isto dá às lâminas do rotor no Ingenuity muito pouco para morder para produzir elevador. Há a ajuda da menor gravidade em Marte, mas não chega para compensar.

Fonte

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também