Inicio outros Informações de milhões de utilizadores da app ai.type chegam à Internet

Informações de milhões de utilizadores da app ai.type chegam à Internet

De acordo com novas informações que chegaram à Internet, mais de 31 milhões de utilizadores da aplicação ai.type Keyboard tiveram os seus dados pessoais expostos. Enquanto o teclado possui mais de 40 milhões de utilizadores ao nível dos sistemas operativos Android e iOS, parece que apenas os utilizadores Android sofreram com esta fuga de dados.

Os investigadores de segurança do Kromtech Security Center descobriram um servidor com uma base de dados não segura, propriedade de Eitan Fitusi, co-fundador da ai.type. O servidor contém mais de 577 GB de dados e estava acessível a qualquer um. Entretanto este servidor já é seguro, uma vez que Futsi adicionou uma palavra-passe depois de vários investigadores terem tentado entrar em contacto com ele.

As diversas informações registadas no servidor contêm informações acerca de cada um dos utilizadores, desde as mais simples às mais completas. A aplicação armazenou o nome completo dos utilizadores, endereços de e-mail e local (cidade e estado). Mas o mais assustador são de facto as informações que a versão grátis armazena. Lembramos que esta aplicação está disponível em duas versões, uma gratuita e outra paga.

Quase todos os registos incluem o número IMSI e IMEI de um dispositivo. Estes são números únicos que as redes móveis utilizam para identificar os assinantes. A aplicação também armazenou dados acerca da marca e modelo dos smartphones, a resolução do ecrã e a versão do sistema operativo Android.

Em paralelo, a maioria dos registos inclui também o número de telefone do utilizador, o nome da rede, informações Wi-Fi, endereço IP e ISP. Importa salientar que os registos também continham informações acerca de endereços de email, data de nascimento, género e foto de perfil.

Na informação que conta no Google Play, a app ai.type afirma que a privacidade dos utilizadores é a principal preocupação. A empresa também afirma que o texto digitado no teclado é encriptado e privado. No entanto, isto parece ser 100% de marketing para incentivar os utilizadores a descarregarem a aplicação. A segurança aparentemente não é uma grande preocupação porque a empresa deixou uma base de dados com 10,7 milhões de endereços de e-mail e 375,6 milhões de números de telefone desprotegida.

Para além disso, parece também que tudo aquilo que os utilizadores escreveram no teclado não é encriptado nem privado. É que os utilizadores conseguiram descarregar e examinar os ficheiros, sem qualquer tipo de encriptação. Os investigadores encontraram também uma tabela com mais de 8,6 milhões de entradas de texto que foram inseridas no teclado. Estes registos contêm números de telefone, termos de pesquisa na internet e endereços de e-mail, bem como as respetivas palavras-passe.

As implicações de segurança são claras. Tudo, desde nomes e endereços de e-mail para senhas e detalhes pessoais, pode ter sido descarregado por qualquer pessoa. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

1 COMENTÁRIO

Leia também

Com problemas a entrar nos serviços da Microsoft? Não é o único!

Vários serviços populares da Microsoft têm sofrido problemas sérios nas últimas horas, onde claro está, temos de incluir as plataformas Office.com e Outlook.com. O...

Xiaomi Mi 10T/Pro/Lite: finalmente os preços estão na Internet!

Faltam apenas dois dias para a apresentação do Xiaomi Mi 10T e neste momento já conhecemos muitas coisas. Falo do design e também das...

Xiaomi Mi TV Lux: a super TV por um preço assombroso!

Há duas coisas que normalmente as pessoas que gostam da Xiaomi apreciam. Os smartphones e, claro está, as TVs. Eventualmente muitos poderão pensar, mas...

Nova temporada de The Witcher atrasou-se! Saiu um ator principal!

As várias séries que nos dias de hoje encontramos na Netflix acabam por ter no seu elenco diversos atores que fazem parte de vários...

Jogos PS Plus de Outubro? Veja estas opções!

Nos últimos dias, têm circulado na Internet uma série de rumores sobre quais poderão ser os jogos a fazer parte das tradicionais ofertas da...