Descubra se as suas informações estão na mão de criminosos


Por em

As fugas de informação, sobretudo ao nível dos dados, já se tornaram algo comum na Internet. Atualmente, podemos dizer que os sites e os criminosos estão quase sempre envolvidos nos jogos do gato e do rato. Quem perde quase sempre somos nós. É que quando menos esperamos o nosso e-mail e outras informações privadas andam a circular por aí, como se não houvesse amanhã.  Podem até nem ser informações graves, mas tudo o que saibam sobre nós pode trazer muitos problemas.

informações

Descubra se as suas informações caíram nas mãos erradas

A Mozilla tem vindo a dar uma grande ajuda neste campo. Esta organização e também o serviço Have I Been Pwned. A questão aqui é que a Mozilla é mais conhecida e como tal consegue chegar a mais utilizadores.

A página onde pode verificar se existem informações suas na mãos dos criminosos chama-se Firefox Monitor. De facto, parece ser um ponto de partida interessante para verificar a segurança das suas informações.

Tudo o que tem de fazer é colocar o seu endereço de email neste site. Posteriormente vai ficar a saber se alguma conta vinculada a esse endereço de email foi afectada, quer seja, no LinkedIn, no MySpace, no Facebook ou num fórum. É possível ficarmos a saber quase tudo sobre os nossos dados e informações.

Uma parceria que vem facilitar a vida dos utilizadores

Este site e ferramenta foi possível graças a uma parceria estabelecida entre a Mozilla e o conhecido serviço Have I Been Pwned. Se estão mais familiarizados com a área de segurança, sabem que este site já disponibilizava alertas acerca de violações há vários anos. Assim fez todo o sentido esta parceria, em vez de estarem a desenvolver algo de raíz. Nós só temos a ganhar com isto.

De forma semelhante ao Have I Been Pwned, o Firefox Monitor também permite que se inscreva em alertas enviados diretamente para a sua caixa de entrada. Deste modo, não necessita de visitar o site para receber alertas de segurança imediatos.

Firefox Monitor: Descubra o que sabem sobre si

informações

Além da capacidade de verificar as suas contas, o site também disponibiliza algumas dicas relacionadas com palavras-passe. Alguns desses indicadores incluem a utilização de um gestor de palavras-passe, a adoção da autenticação de dois fatores e usar palavras-passe diferentes para cada conta.

Quer verificar se as suas contas foram comprometidas? Clique aqui.

Estas iniciativas são sem dúvida de louvar. Em primeiro lugar, partilhamos cada vez mais informação. No entanto, ao mesmo tempo, cada vez existem mais ferramentas para estarmos seguros. Uma fuga de informação pode parecer pouco importante. Ainda assim, pode mesmo arruinar a vida de alguém. Chantagem e roubos de dinheiro, são pequenos exemplos.

Leia também

Ou veja mais notícias de Especiais

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Etiquetas

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.