Isto pode incendiar o seu carro na bomba de gasolina!

Por vezes não damos conta que existem coisas que colocam em risco a nossa segurança e as consequências podem ser bastante graves. Assim uma das piores coisas que pode fazer quando abastecer é algo que até algumas pessoas fazem. E com alguma frequência. Assim isto pode incendiar o seu carro na bomba de gasolina!

Isto pode incendiar o seu carro na bomba de gasolina!

Um estudo do Petroleum Equipment Institute (PEI) analisou 176 incêndios em estações de serviço em que não eram evidentes chamas abertas, motores em funcionamento ou problemas de continuidade eléctrica. Surpreendentemente, quase 50% destes casos ocorreram quando o condutor regressou ao seu automóvel durante o reabastecimento e, posteriormente, tocou no bocal depois de sair do veículo. “A descarga estática do nosso corpo para o bocal metálico da pistola pode levar a uma faísca”. “Essa faísca é suficiente para inflamar qualquer um dos vapores que estão à volta da ponta do bocal.”

combustíves, gasolina, gasóleo, meteu combustível

Para ajudar os proprietários de automóveis a mitigar este risco, há uma medida de precaução simples, mas eficaz. Assim implica que o condutor toque numa parte metálica do automóvel com a mão depois de sair, como uma porta ou qualquer outra superfície metálica que não esteja próxima do depósito de combustível. Esta ação ajuda a dispersar qualquer carga estática, reduzindo as hipóteses de uma faísca e garantindo uma experiência de reabastecimento mais segura. Embora inicialmente possa parecer excessivo, permanecer no exterior do veículo enquanto abastece de combustível é uma prática de segurança fundamental com muitas provas que a sustentam.

atestar o carro ao máximo, entrar e sair do carro

Mas há outras medidas de segurança importantes. Desligar todos os acessórios de carregamento também garante que o seu carro não produz eletricidade durante o abastecimento de combustível. Isto pode ser facilmente esquecido, mas mesmo com o veículo desligado, alguns acessórios – particularmente aqueles com fios desgastados – continuam a armazenar energia dentro deles. Embora seja bastante improvável que cause problemas significativos, não custa nada estar prevenido.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados