Há alguns dias atrás, afirmámos que a impressão de documentos ia mudar a uma escala global, com muitas das maiores fabricantes deste espaço a tentar mudar o seu modelo de negócio, tudo de forma a que exista uma adaptação aos novos tempos em que o consumidor normal pura e simplesmente já não imprimia o que seria normal noutros tempos.
A HP é uma destas fabricantes! Abram alas à subscrição mensal!
Imprimir é uma subscrição mensal. É um pesadelo?
Portanto, em Janeiro, a HP afirmou que tinha o sonho de transformar a impressão de documentos em uma subscrição mensal. Pois bem, estamos em Março, e a coisa é agora uma realidade.
Estamos a falar do All-In Plan, que permite aos consumidores “comprar” um número limitado de impressões por mês. Sim, leu bem, vai comprar uma impressora, e vai deixar de poder imprimir o que você quiser. Vai ter de pagar todos os meses, vai ter um limite, e caso não saiba, uma “multa” caso ultrapasse o acordado. Como é óbvio, existem várias subscrições, para tipos de uso também eles diferentes.
Dito tudo isto, se decidir optar pela subscrição, vai ficar “agarrado” a um sistema de 2 anos sem fuga possível.
Há vantagens? Sim, há!
O sistema é fácil, e no fundo, não vai pagar a impressora no momento da compra. A impressora é gratuita, desde que faça a subscrição mensal. Quanto aos preços, estamos a falar de 6.99$ para a HP Envy, 8.99$ para a HP Envy Inspire, e finalmente 12.99$ para a OfficeJet Pro. (Quanto mais caras, mais rápidas são).
Ao fim de 2 anos, a HP troca-lhe a impressora por uma nova. (Desde que renove a subscrição, claro).
A tinta também é gratuito. A impressora manda dados para a HP a dizer que os tinteiros estão a terminar, e claro, a HP envia novos o quanto antes.
Ou seja, no fundo, não paga a impressora, nem os tinteiros.
Desvantagens?
Se optar pela subscrição, só tem 30 dias para a cancelar. Depois fica agarrado durante 2 anos.
Além disto, temos a quantidade de páginas disponíveis para imprimir. Ou seja, a subscrição mais barata só permite 20 impressões por mês. Depois temos a subscrição do meio com 50 impressões, e finalmente a mais cara com 100 páginas. Existem ainda planos para subscrições mais caras, com 300 páginas ou 700 páginas.
Se for acima deste número, a HP vai pedir 1$ por “pacote” extra de 10 a 15 páginas.
Conclusão
Pode ter um mês em que a subscrição faz sentido e utilizou todas as páginas, e só pagou aquele valor mensal. Mas, logo a seguir, pode ter um mês em que nem se lembra que tem uma impressora em casa, e voltou a pagar o mesmo exato valor.
2 anos são 24 meses, até a subscrição mais barata significa um gasto de 168 dólares. Quanto custa uma impressora de gama baixa hoje em dia? Cerca de 50€? Já com tinteiros? Bem, faça as contas.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!