O assunto voltou ao topo das conversas em Portugal. Mas isto não é de agora. Sempre que os combustíveis descem de forma um pouco mais significativa, rapidamente o Governo entra em cena para subir o ISP.
É que caso não te lembres, os impostos em cima dos combustíveis estão congelados desde a crise energética há alguns meses atrás. Mas, a União Europeia nunca achou muita piada a estes congelamentos, e claro, mais dinheiro dá sempre jeito ao Governo Português.
O que é que está realmente a acontecer?
Não é bem subir. É seguir as regras europeias.

Tecnicamente, o Governo não criou um novo imposto nem aumentou nada que não existisse. O que aconteceu foi o fim da redução temporária no ISP, uma medida que tinha sido criada para amortecer os preços quando o combustível estava bem lá em cima.
Agora que o preço desce um bocadinho, voltamos ao “normal”. O problema? O “normal” continua a ser gasolina e gasóleo a rondar valores absurdos para um país com salários tão baixos como o nosso.
E não foi o último aumento, isto vai acontecer mais vezes. O problema é… Quando os preços descem, os impostos aumentam. Mas quando os preços sobem, é raro ver cortes nos impostos.
O argumento do costume! É pelo ambiente.
A UE já tinha avisado várias vezes que não queria ver impostos reduzidos para “ajudar” o combustível. Isto porque, apesar de não fazer grande sentido porque ninguém vai deixar de andar de carro, o objetivo oficial é desincentivar emissões e promover alternativas mais verdes.
É uma daquelas coisas que irrita… Especialmente quando olhas para os aviões, jatos privados, comboios sem eletrificação, navios, camiões, etc… Fica difícil engolir a narrativa ambiental.
A realidade dura: não temos alternativas!

É fácil dizer às pessoas para deixarem o carro em casa. É mais fácil ainda dizer que “quem acha caro que vá de transportes”. Mas essa frase só fica bonita escrita no Reddit por quem vive entre Lisboa e Porto.
O resto do país? Tem transportes que demoram o triplo, não chegam onde as pessoas trabalham e não funcionam a horas úteis. O carro não é um luxo. Infelizmente, é uma necessidade.
A pergunta é simples
Se Espanha consegue manter reduções, se outros países batem o pé à Comissão Europeia, porque é que Portugal corre para ser o melhor aluno da turma?
Um dia vamos saber.
Conclusão
Em suma, o aumento do imposto não resolve o trânsito, nem resolve as emissões. Resolve apenas uma coisa… receitas para o Estado.
