Importar carros dá lucro fácil? A realidade é diferente

Esta é uma ideia que já passou pela cabeça de muito boa gente que adora carros, e gostava de ter um emprego relacionado com este mundo. Até porque a ideia parece tentadora. Sendo exatamente por isso que temos muitos Portugueses a ir buscar carros lá fora! É possível encontrar modelos mais equipados, e de maior cilindrada, a valores que por cá seriam impossíveis.

Com sorte, vais à Alemanha, França ou Holanda, encontras um carro a 5 ou 7 mil euros abaixo do preço português. Tens de pagar o ISV, a deslocação, mas mesmo assim sobram alguns milhares limpinhos. Dinheiro garantido, certo?

Na teoria, sim. Na prática, não é bem assim. Isto foi tema de conversa no Reddit, e as conclusões foram muito interessantes para quem anda no mercado e quer comprar um carro.

Importar carros dá lucro fácil? A realidade é diferente

É como tudo na vida… Se fosse assim tão fácil, Portugal estava cheio de gente milionária à custa de importações. Em vez disso, o que vês são stands cheios até ao tecto… e muitos deles a penar para vender.

Um mercado saturado e desconfiado

Quem diz que pouca gente faz isto está completamente enganado. O país está cheio de stands a viver exclusivamente da importação. Basta ir ao Standvirtual e ver quantos carros não têm histórico português. Spoiler: muitos.

  • Nota: Na realidade, até os stands de marcas vão buscar carros lá fora para vender cá. O caso do meu Golf GTE é exatamente esse. Comprado à SOAuto Loures, vindo da Alemanha.

O problema é outro. Apesar de hoje em dia ser muito comum, a verdade é que o mercado nacional continua desconfiado de carros importados.

byd sealion 7 (ensaio) - o melhor carro chinês que já conduzi!

Muita gente olha para um carro estrangeiro e pensa logo em quilómetros martelados, mesmo que isso já seja cada vez mais difícil nos modelos recentes. E essa desconfiança mata vendas.

Vender como particular é meio caminho para um pesadelo

Outro ponto ignorado por quem vê isto como dinheiro fácil é simples… Vender como particular é duro. Carros acima dos 5 mil euros são difíceis de despachar sem ser a conhecidos. Quando não tens stand aberto, não tens crédito, não tens retomas, és um zé ninguém dentro de um aquário cheios de peixes maiores que tuo.

A isto junta-se a maravilha que é lidar com compradores. Vais apanhar de tudo: negociadores profissionais, gente que aparece só para passear, interessados que querem um desconto porque o pneu está com pó, pessoal que tenta intimidar para baixar o preço.

E sim, também há mafiosos. Não é brincadeira.

O risco de compra existe sempre

byd sealion 7 (ensaio) - o melhor carro chinês que já conduzi!

Quem faz dinheiro nisto tem olho clínico. E muita experiência. Porque basta um único carro com problemas sérios para deitares o lucro de cinco ou seis no lixo. Nos modelos elétricos então, uma avaria fora da garantia e a tua margem desaparece no ar.

Ah… Há empresas que fazem isto há décadas. Achas mesmo que descobriste um segredo que mais ninguém notou?

Para quem acha que é só ir buscar um carro recente lá fora e vender cá com lucro gordo… não. Nos carros com menos de 5 anos e menos de 80 mil km, a margem é mínima. Muitos stands contentam-se com mil euros de lucro. Mil. E ficam felizes, desde que o carro não dê problemas durante 18 meses de garantia.

Nos carros mais antigos, aí sim, existe margem. Mas também existe risco. E muito.

E depois há o IVA

Quando o carro vem com IVA dedutível no país de origem, o preço sobe logo. E quando o vendes cá, tens de entregar o IVA.

Conclusão

Importar carros pode dar dinheiro. Claro que pode. Mas não é de todo um esquema mágico onde compras por vinte mil e vendes por vinte e cinco sem mexer uma palha.

Requer conhecimento, contactos, sensibilidade mecânica, paciência, tempo e um estômago forte para lidar com clientes. Para não falar dos meses em que compras um carro que depois não vende. Ou pior, um carro que vem com um problema escondido.

- Advertisement -
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Lê também

A Ford acabou com o Focus. Mas… Porquê!?

Depois de quase 30 anos, e de muito sucesso,...

Carros elétricos com mais impostos em cima? É provável!

A pergunta está a circular por Portugal, e é...

Polestar 3: Um SUV elétrico que quer ser diferente!

A Polestar é uma marca estranha, que quer de...

Waze: há polícias que querem ser marcados no mapa! Porquê?

Durante anos discutiu-se a mesma coisa: devem as apps...

Impostos dos combustíveis a subir… Porquê!?

O assunto voltou ao topo das conversas em Portugal....