Esta é uma ideia que já passou pela cabeça de muito boa gente que adora carros, e gostava de ter um emprego relacionado com este mundo. Até porque a ideia parece tentadora. Sendo exatamente por isso que temos muitos Portugueses a ir buscar carros lá fora! É possível encontrar modelos mais equipados, e de maior cilindrada, a valores que por cá seriam impossíveis.
Com sorte, vais à Alemanha, França ou Holanda, encontras um carro a 5 ou 7 mil euros abaixo do preço português. Tens de pagar o ISV, a deslocação, mas mesmo assim sobram alguns milhares limpinhos. Dinheiro garantido, certo?
Na teoria, sim. Na prática, não é bem assim. Isto foi tema de conversa no Reddit, e as conclusões foram muito interessantes para quem anda no mercado e quer comprar um carro.
Importar carros dá lucro fácil? A realidade é diferente

É como tudo na vida… Se fosse assim tão fácil, Portugal estava cheio de gente milionária à custa de importações. Em vez disso, o que vês são stands cheios até ao tecto… e muitos deles a penar para vender.
Um mercado saturado e desconfiado
Quem diz que pouca gente faz isto está completamente enganado. O país está cheio de stands a viver exclusivamente da importação. Basta ir ao Standvirtual e ver quantos carros não têm histórico português. Spoiler: muitos.
- Nota: Na realidade, até os stands de marcas vão buscar carros lá fora para vender cá. O caso do meu Golf GTE é exatamente esse. Comprado à SOAuto Loures, vindo da Alemanha.
O problema é outro. Apesar de hoje em dia ser muito comum, a verdade é que o mercado nacional continua desconfiado de carros importados.

Muita gente olha para um carro estrangeiro e pensa logo em quilómetros martelados, mesmo que isso já seja cada vez mais difícil nos modelos recentes. E essa desconfiança mata vendas.
Vender como particular é meio caminho para um pesadelo
Outro ponto ignorado por quem vê isto como dinheiro fácil é simples… Vender como particular é duro. Carros acima dos 5 mil euros são difíceis de despachar sem ser a conhecidos. Quando não tens stand aberto, não tens crédito, não tens retomas, és um zé ninguém dentro de um aquário cheios de peixes maiores que tuo.
A isto junta-se a maravilha que é lidar com compradores. Vais apanhar de tudo: negociadores profissionais, gente que aparece só para passear, interessados que querem um desconto porque o pneu está com pó, pessoal que tenta intimidar para baixar o preço.
E sim, também há mafiosos. Não é brincadeira.
O risco de compra existe sempre

Quem faz dinheiro nisto tem olho clínico. E muita experiência. Porque basta um único carro com problemas sérios para deitares o lucro de cinco ou seis no lixo. Nos modelos elétricos então, uma avaria fora da garantia e a tua margem desaparece no ar.
Ah… Há empresas que fazem isto há décadas. Achas mesmo que descobriste um segredo que mais ninguém notou?
Para quem acha que é só ir buscar um carro recente lá fora e vender cá com lucro gordo… não. Nos carros com menos de 5 anos e menos de 80 mil km, a margem é mínima. Muitos stands contentam-se com mil euros de lucro. Mil. E ficam felizes, desde que o carro não dê problemas durante 18 meses de garantia.
Nos carros mais antigos, aí sim, existe margem. Mas também existe risco. E muito.
E depois há o IVA
Quando o carro vem com IVA dedutível no país de origem, o preço sobe logo. E quando o vendes cá, tens de entregar o IVA.
Conclusão
Importar carros pode dar dinheiro. Claro que pode. Mas não é de todo um esquema mágico onde compras por vinte mil e vendes por vinte e cinco sem mexer uma palha.
Requer conhecimento, contactos, sensibilidade mecânica, paciência, tempo e um estômago forte para lidar com clientes. Para não falar dos meses em que compras um carro que depois não vende. Ou pior, um carro que vem com um problema escondido.
