Os localizadores Bluetooth têm um lado bom e um lado mau. Embora possam facilitar a localização de objetos, também podem ser mal utilizados para seguir o seu paradeiro. A Apple já tomou algumas medidas para isto e agora chegou a vez do Android o fazer também. Assim, a Google está a lançar ferramentas que podem ajudar a mitigar os perigos que os localizadores Bluetooth representam. Dito de outra forma, o Android vai impedir que o sigam em segredo.
Android fica mais seguro e vai impedir que o sigam em segredo!
Dito isto, a Google anunciou que está a lançar uma nova funcionalidade que o ajudará a manter-se a salvo do seguimento indesejado por Bluetooth. Com lançamento previsto para este mês, os utilizadores do Android terão acesso a alertas de localizadores desconhecidos. Esta funcionalidade estará disponível para qualquer dispositivo com Android 6.0 ou superior. A Google afirma que os alertas de localizadores desconhecidos oferecem três formas de se proteger de localizações indesejadas: notificações, ações e verificação.
Entretanto quando esta funcionalidade está ativada, será alertado (através de uma notificação) de que um localizador Bluetooth desconhecido se separou do seu proprietário e está a viajar consigo. Se tocar no alerta, o gigante da tecnologia diz que pode saber mais sobre o localizador e ver um mapa de onde o localizador foi visto a viajar consigo. Para além disso, haverá uma opção “Reproduzir som” que fará com que o localizador faça barulho para que o possa encontrar sem que o dono saiba. Esta ferramenta já funciona com as AirTags da Apple, mas chega em breve a outras marcas.
Mais informações sobre o localizador
Quanto às ações, esta funcionalidade fornecerá informações sobre o localizador, como o seu número de série e os últimos quatro dígitos do número de telefone do proprietário. Isto quando o localizador estiver junto à parte de trás do seu telemóvel. Receberá também dicas sobre o que fazer a seguir e como desativar fisicamente o localizador.
A utilização final desta funcionalidade permite-lhe procurar manualmente localizadores nas proximidades. Assim ao entrar em Definições>Segurança e emergência>Alertas de localizadores desconhecidos, poderá tocar no botão “Procurar agora”. A Google diz que a pesquisa demorará 10 segundos. Depois surge uma lista de localizadores que estão perto de si e que foram separados do seu proprietário.
Esta notícia surge no momento em que a Google acaba de anunciar que está a adiar o lançamento da rede Encontrar o meu dispositivo. A decisão dá tempo à Apple para implementar proteções no iOS.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!