Hoje em dia, quando se fala de um qualquer assistente inteligente, estamos a falar do Google Assistente, da Alexa da Amazon, ou da Siri da Apple. Mas, este conceito de assistente vai mudar um pouco nos próximos anos, para deixar de ser tão virtual como é aos dias de hoje.
O desenvolvimento e produção de humanóides baseados em tecnologia de IA está cada vez mais interessante, e como tal, dentro de algum tempo, vai ser completamente normal ter um robô dentro de casa a mudar fraldas a um bebé, de aspirador na mão, ou até a cozinhar. Está pronto para essa realidade?
Imagina entrar em casa e ter um robô a cozinhar?
Introducing NEO Beta.
Designed for humans. Built for the home. pic.twitter.com/5S6jpRjUQp— 1X (@1x_tech) August 30, 2024
Portanto, como é óbvio, ainda estamos muito longe de chegar a esta realidade. A tecnologia ainda tem muito que evoluir, e claro, também tem muito que baixar de preço. Mas, a verdade é que já estivemos muito mais longe de chegar a casa e ter um mordomo robô à nossa espera.
Para isso, basta pensar no desenvolvimento do Tesla Bot, e outros “bots” similares, como é o caso deste novo Neo Beta.
Estamos a falar de uma empresa de robótica que acabou de apresentar um “assistente” sem cara, aparentemente desenhado para tarefas mundanas de casa. Ao que tudo indica, as primeiras unidades vão chegar ao mercado ainda este ano para testes.
Dito tudo isto, este Neo Bot é muito mais pequeno e leve que o Tesla Bot Optimus ou similar. É um produto com 1.65m de altura, a pesar 30 Kg, capaz de carregar até um máximo de 20 Kg.
Curiosamente, este robô parece apresentar uma fisionomia mais similar a um humano. Por isso, consegue andar, correr, andar à volta de obstáculo, e se for preciso, escalar obstáculos. À medida que este assistente funciona, vai ganhando mais e mais dados, e por isso vai ficar cada vez mais inteligente.
Mas, se for necessário, alguém pode tomar controlo do Neo Bot, quase como se fosse um carrinho telecomandado.
Quanto ao preço… Ainda não fazemos ideia. O que levanta uma questão… Quanto pagaria por um mordomo robótico?
Claro que as capacidades ainda são limitadas em 2024, mas, em 2025, 2026 ou 2027? Se calhar vai chegar a casa e vai ter um Cozido à Portuguesa acabadinho de fazer à sua espera, e claro, a roupa passada a ferro. Quanto é que isto custa??