IKI MOBILE KF5 Cork Edition: O poder está na cortiça

25347
0
Share:

A IKI Mobile é uma marca portuguesa que surgiu em 2013 e tem como objetivo criar smartphones para todas as idades, culturas e géneros mantendo um estilo casual chique.

É a primeira empresa a utilizar a cortiça no fabrico de telemóveis. É de louvar este conceito, pois para além da utilização desta matéria prima trazer vantagens ambientais conhecidas de todos nós, a cortiça também se encaixa perfeitamente na produção de telemóveis.

Num mercado muito competitivo como o dos smartphones, a IKI Mobile tentou inovar ao trazer-nos o KF5 Cork Edition. Nas próximas linhas vamos contar-vos tudo o que achámos deste equipamento.

Design

O design é onde este smartphone se destaca dos demais. O uso da cortiça que envolve quase todo o telemóvel e os painéis cromados laterais dão-nos a imediata sensação de que estamos perante um telemóvel de topo.

Na Leak habitualmente não damos demasiada importância aos materiais que são utilizados para fabricar smartphones mas neste caso temos mesmo de realçar o uso da cortiça uma vez que é uma das caraterísticas mais interessantes deste telemóvel. A ela junta-se ecrã com vidro Gorilla Glass 4 que tornam este dispositivo mais resistente a quedas e à água.

Na parte traseira do telemóvel, para além de uma placa com estilo gravada com o nome “ikimobile”, temos um discreto leitor de impressões digitais, o que nos dias de hoje é um requisito nos smartphones de gama alta. O leitor de impressões digitais demora cerca de dois minutos a configurar e torna-se útil devido ao acesso rápido que proporciona ao equipamento. Em termos de velocidade e tempo de resposta pode comparar-se ao Huawei P9 Lite.

Ecrã

O KF5Bless Cork Edition da IKI Mobile tem um ecrã de 5 polegadas HD IPS com uma resolução de 720×1280 pixeis. Apresenta um bom ângulo de visão e é perceptível perante a luz solar. O contraste e as caraterísticas ao nível da cor é excelente sendo estas bastante “vivas”. Porém, não chegam ao ponto de se tornarem saturadas como acontece com os ecrãs Amoled. O ecrã é muito bom para a visualização de multimédia.

Som

Este telemóvel apresenta uma única coluna no canto inferior direito. Com os testes que fizemos, ouvindo vários tipos de música, chegámos à conclusão de que não é um dos pontos fortes do KF5. O equipamento não dispõe de uma coluna muito poderosa e a qualidade não é das melhores, parecendo que existe um zumbido de fundo sempre que o telemóvel tem o volume no máximo.

Desempenho e especificações

Nestes aspetos o telemóvel está bem equipado com um processador MediaTek MT6753 que apesar de não ser um “Snapdragon” combinado com 3 GB de RAM permite jogar os jogos mais exigentes da Playstore a uma frame-rate satisfatória.

Os jogos que experimentámos foram: Injustice 2, Asphalt 8 e Modern Combat 5. Todos estes se comportaram razoavelmente bem no IKI Mobile KF5 Cork Edition dando uma experiência agradável ao jogador.

Como fazemos habitualmente com os equipamentos executámos o “AnTuTu” que testa o processamento 3D, multi-tasking e atribui uma pontuação. Dentro desta aplicação também é possível comparar com outros telemóveis do mercado e os resultados foram bastante satisfatórios tomando o lugar número 51.

O smartphone tem 32 GB de capacidade de armazenamento, o que nos dias de hoje é aceitável.

Câmara

O IKI Mobile KF5 Cork Edition possui uma câmara traseira de 13 Megapixéis e uma câmara frontal de 8 Megapixeis. A câmara traseira é uma Sony que permite fotografar com uma qualidade decente e apresenta modos para diversos tipos de cenários como: retrato, noturno, paisagem e cinema.

Tem também vários tipos de efeitos de cores mais banais como: negativo, poster e sépia.

Software

Este equipamento vem com a interface IKI Mobile OS 1.0 baseada no Android 5.1. O Android começa a mostrar a sua idade e não está a par com as novas versões dando-lhe um ar desatualizado. É algo que é preciso melhorar neste telemóvel visto que com uns specs tão interessantes seria necessário um sistema operativo mais atraente visualmente e com as features mais recentes do Android.

Autonomia

Este telemóvel contém uma bateria de 3000mAh que dura para um dia caso lhe dê uma utilização normal, ou seja, o uso do Youtube, chamadas, mensagens e alguns jogos.

Este tem uma particularidade importante para a saúde do utilizador uma vez que possui uma proteção de cortiça que bloqueia parte das radiações emitida pela bateria do telemóvel.

Veredicto

Este telemóvel foi uma surpresa agradável visto que não existem muitas marcas portuguesas de telemóveis e penso que só temos que valorizar o que conceberam e espero que continuem a lançar produtos tão interessantes e criativos como este.

Penso que pelo preço de 289,90 euros se consegue obter um telemóvel que enche as medidas de muitos utilizadores, tanto os que gostam de jogar no telemóvel como os que gostam de tirar fotografias ocasionalmente.

Apenas consideramos que o sistema operativo e a coluna são os únicos pontos que poderiam ser melhorados.

Design8.2
Ecrã7.5
Desempenho8
Autonomia7.6
Câmara6.8
Relação Qualidade/Preço7
Este telemóvel foi uma surpresa agradável visto que não existem muitas marcas portuguesas de telemóveis e penso que só temos que valorizar o que conceberam e espero que continuem a lançar produtos tão interessantes e criativos como este. Penso que pelo preço de 289,90 euros se consegue obter um telemóvel que enche as medidas de muitos utilizadores, tanto os que gostam de jogar no telemóvel como os que gostam de tirar fotografias ocasionalmente.
7.5
Share:

Dê a sua opinião