iGPU dos novos Intel Core 11000 já mete a GT 1030 no bolso

Como deve saber, a grande maioria dos processadores Intel Core já trazem iGPU (placa gráfica integrada) há muitos anos. No entanto, caso não saiba, os novos Core 11000 trazem a nova e renovada arquitetura Xe, que por sua vez também dá vida à nova gama de placas gráficas dedicadas da empresa.

É uma novidade que pelos vistos traz um belo boost de performance. Afinal de contas, o iGPU dos processadores Rocket Lake-S já metem a GT 1030 da NVIDIA no bolso. No entanto, ainda ficam atrás dos iGPU Radeon Vega que fazem parte dos APUs da rival AMD.



iGPU dos novos Intel Core 11000 já mete a GT 1030 no bolso

Intel 11

Portanto, como deve saber, os novos Intel Core 11000 (Rocket Lake-S) chegam ao mercado já no próximo mês. Como tal, já temos uns quantos benchmarks na Internet a revelar toda a sua performance computacional mas também gráfica.

Dito tudo isto, o iGPU deste teste faz parte de um Core i5-11500. Um processador com 6 núcleos e 12 threads e uma frequência base de 2.7GHz. O teste foi feito em uma motherboard MSI Z590-A Pro com 32GB de memória DDR4-3200MHz.

Entretanto, o iGPU aqui em teste (Iris Xe) consiste em 32 unidades de execução, ou seja, 256 núcleos de processamento. O que parece ser mais do que suficiente para vários jogos eSports como CS:GO, League of Legends ou Rocket League.

Em termos de resultados, o iGPU foi capaz de alcançar 1053 pontos no teste gráfico do Time Spy, o que equivale a um aumento de 52% em relação ao velho iGPU UHD 630 que podemos encontrar no i5-10400.

Um resultado que mete o novo iGPU ao nível da GT 1030 da NVIDIA, mas que infelizmente ainda está bastante longe dos 1200 pontos dos APUs AMD Renoir com gráficos Vega. (Aliás, o Ryzen 7 4750G é capaz de chegar aos 1600 pontos no mesmo benchmark. Um valor que deverá ficar ainda mais alto com o novo Ryzen 7 5750G que deverá estar prestes a ser anunciado).


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

AMD vai ter placas muito mais rápidas (mas mais caras) em 2022!

Esta não é a primeira vez que vemos alguns rumores a falar acerca da nova geração de placas gráficas AMD Radeon, mas uma coisa...

Microsoft Edge: não perca tempo e trate de atualizar já!

Se está a utilizar o Microsoft Edge então não perca mais tempo e trate de atualizar agora mesmo. Assim que o fizer vai passar...

YouTube para Android: nova versão deixa utilizadores a ferver!

A Google costuma acertar no que diz respeito a melhorias nas aplicações. No entanto, por vezes, no melhor pano cai a nódoa. É exatamente...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!