O iFi Nano iDSD é o DAC (conversor digital/analógico) audiófilo portátil (apenas 163 gramas) mais pequeno do mundo, capaz de reproduzir nativamente todos os formatos áudio não comprimidos e de alta resolução: PCM, DSD e DXD. Alimentado através de uma bateria interna ou por USB, possui tecnologia True Native da empresa britânica AMR (Abbingdon Music Research) que mantém o formato da música intacto desde a entrada até à saída.

nanoiDSD03[1]-X2O seu pequeno chassis em alumínio maquinado cabe na palma da mão (o iDSD mede apenas 8,7×6,8×2,8 cm) mas incorpora tudo o que é necessário para oferecer a máxima qualidade musical em dispositivos portáteis, incluindo uma bateria de polímeros de lítio e uma saída de alta qualidade para auscultadores.

A qualidade de áudio é assegurada por diversas características, indo o principal destaque para o DAC da Burr-Brown (BB), empresa lendária no campo do áudio digital. A BB foi entretanto comprada pela Texas Instruments (TI), mas a iFi faz questão de salientar que o chip escolhido para este projeto foi concebido pela própria BB Japan – ou seja, não se limita a ser um chip da TI com a marca BB. Na verdade, este circuito em particular é considerado pelos aficionados em todo o mundo como o “canto do cisne” da Burr-Brown – o derradeiro chip audiófilo antes da total integração da BB na TI.

nanoiDSD04[1]-X2Mas ter um chipset capaz de reproduzir todos os formatos serviria de pouco se todo o processamento não fosse realizado de forma nativa, isto é, sem necessidade de conversão entre um formato e outro, de forma a manter inalterado o sinal áudio ao longo de todo o processo.

E foi isso mesmo que a iFi conseguiu com o Nano iDSD: um DAC que retém a integridade do sinal e, por conseguinte, a integridade musical desde que entra até que sai do dispositivo.

O iFi Nano iDSD suporta os seguintes formatos áudio de alta resolução:

• PCM (Pulse Code Modulation, o formato usado pelo CD áudio e outras fontes de áudio digital) desde 16/44kHz até 32/384kHz;
• DSD (Direct Stream Digital, o formato usado nos SuperAudioCD) até 6,2MHz;
• DXD (Digital eXtreme Definition, o formato usado para masterização do SACD) até 384kHz.
Um DAC com estas capacidades é extremamente difícil de encontrar no mercado, sob qualquer forma e a qualquer preço, e muito mais difícil ainda quando sabemos que o iDSD representa o estado-da-arte a um preço acessível.

O iFi Nano iDSD está já disponível em Portugal, através da Esotérico, com um preço sugerido de apenas €209.

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.