Com a inteligência artificial a dominar cada vez mais os resultados das pesquisas, os ademais sites e publishers estão a ver o tráfego orgânico a desaparecer a olhos vistos.
A culpa é das respostas geradas por IA, que dão logo aquilo que o utilizador procura no topo da pesquisa, sem precisar de clicar em nada. A Google sabe disso e, como essas respostas são “oferecidas” pelos sitos que continuam a trabalhar no dia-a-dia, e depois de muita pressão, decidiu reagir com uma nova funcionalidade chamada Offerwall.
IA está a matar Internet? Solução à Vista? Dinheiro!
A ideia é simples! Dar uma alternativa a quem está a perder receita com a mudança no comportamento dos utilizadores.
Ou seja, se antes se clicava nos links para saber mais, agora muitos ficam-se pelo resumo gerado pela IA. Resultado? Menos visitas, menos tempo de permanência, menos receitas de publicidade. Em suma… Menos sites!
A IA tornou-se um problema para os sites!
Desde que o AI Overviews foi lançado em 2024, a experiência de pesquisa na Google mudou por completo. Em vez de links, muitos utilizadores recebem logo um resumo feito por IA, que responde diretamente à pergunta. Conveniente para quem pesquisa, mas desastroso para quem vive do tráfego.
Aliás, muitos utilizadores abandonaram a Google para ir buscar respostas ao ChatGPT. O mundo mundou, e quem escreve na Internet anda a comer migalhas.
De facto, a Google foi acusada de canibalizar os próprios parceiros e criadores de conteúdo com esta abordagem. Assim, agora, como tentativa de remediar o estrago, lança o Offerwall.
Trata-se de uma ferramenta gratuita, integrada no Google Ad Manager, que permite aos sites colocarem conteúdos atrás de muros de acesso. Pode ser um simples registo, uma subscrição paga ou mesmo questionários e sondagens para desbloquear o conteúdo.
Uma ferramenta para recuperar o controlo e a receita? Mas que tem tudo para correr mal.
Com o Offerwall, os publishers ganham mais controlo sobre o acesso ao conteúdo. Podem criar relações mais próximas com os leitores, recolher dados, e até monetizar diretamente sem depender tanto da publicidade tradicional, que está cada vez mais pressionada pela IA.
A empresa diz que quer reconstruir a confiança com o ecossistema editorial e minimizar os danos causados pelas novas ferramentas baseadas em IA.
Mas será suficiente? Isso ainda está por ver. O que é certo é que esta guerra entre a conveniência da IA e a sustentabilidade do jornalismo online está longe de acabar.
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