i9-9900K é 90% mais caro, mas apenas 12% mais rápido que o 2700X

A Principled Technologies, que a Intel pagou para testar o novo i9-9900K, foi fortemente criticada por beneficiar a oferta da gigante azul, em testes com claras desvantagens para a AMD. Se não sabe que testes são estes, aqui, foi mencionado que o i9-9900k era 50% mais rápido que o Ryzen 2700X.

Pois bem, a empresa voltou atrás, mudou parcialmente a sua metodologia de teste, e voltou a publicar os resultados esta manhã.

No entanto, apesar da Principled Technologies ter corrigido o erro que limitava o número de núcleos dos processadores Ryzen para metade… Continuou a usar perfis de configuração de memória desvantajosos para a oferta da AMD.

Mas mesmo assim, os novos dados mostram grandes diferenças na performance em jogos, entre o i9-9900k e o 2700X, em relação ao teste original.

Agora, a diferença é em média de 12%, ficando em muitos casos abaixo dos 10%! O que em comparação com os 40-50% do teste anterior, é da noite para o dia.

O Intel Core i9-9900K é em média 12% mais rápido que o Ryzen 7 2700X em gaming. Enquanto é 90% mais caro (629€ vs 329€).



Contudo, é preciso ter em consideração, que esta diferença de ~12% na performance, pode descer significativamente, se o 2700X for testado com uma configuração ótima de memória!

A Intel respondeu a estes números ‘vitoriosos’ assim:

Principled Technologies

“Tendo em conta o feedback da comunidade tech. Estamos muito felizes pelo facto de que a Principled Technologies tenha repetido os testes. Já publicaram os resultados, bem como mais detalhes acerca da sua metodologia de teste.

E a conclusão continua a ser a mesma, o Intel Core i9-9900K é o melhor processador do mundo para gaming.

Agradecemos imenso à Principled Technologies, pelo tempo e transparência em todo o processo. Nós na Intel apreciamos imenso o feedback da comunidade. E já estamos a trabalhar no sentido de conseguir um grande número de análises independentes no dia 19 de Outubro.”


Conclusão

A verdade é que nunca ninguém meteu em causa, que o i9-9900K seja mais rápido que o Ryzen 2700X… É natural que seja, afinal, o IPC é bastante superior. O que estava realmente em causa, era a justiça do teste, e as percentagens extremamente inflacionadas sem razão aparente.

O que acha destes resultados? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Pode ver os testes aqui.