Hugo: Lembra-se do Troll na RTP? Como é que funcionava?

Há alguns dias atrás, começaram a aparecer em algumas redes sociais, alguns ‘throwback‘ aos anos 90, a meter em causa o mítico Hugo! O jogo que todos nós tentámos jogar, de uma forma ou outra, nos velhinhos anos 90, fosse através do telefone da nossa casa enquanto assistíamos à RTP 2, ou do velho PC que tínhamos no escritório do nosso pai.

Mas faz ideia de como a coisa funciona? É que alguns rumores apontam para que tudo fosse um scam! Sendo impossível, na altura, mandar sinais diferentes consoante a tecla que pressionava no seu velho telefone doméstico.

Acredita na coisa? Vamos por partes!

Hugo: Lembra-se do Troll na RTP? Como é que funcionava?

Pode ficar a saber mais sobre tudo, no vídeo em baixo:

How to Recreate Hugo TV Game in 2021

Portanto, Hugo foi criado para a TV. Ou melhor, foi criado para um programa de TV interativa, que não fez sucesso apenas e só em Portugal, mas sim em mais de 40 países espalhados por esse mundo fora.

- Advertisement -

O objetivo era fazer com que nós, jovens da altura, ligássemos para um número ‘Premium’ (e caro!), de forma a tentar ter a oportunidade de controlar o Troll, e passar todo o nível até ao fim. Tudo para ganhar um prémio! Que verdade seja dita, já na altura era mauzinho!

Os controlos eram aparentemente fáceis, sendo apenas necessário carregar nas teclas (números) do telefone de nossa casa. Teclas essas bem representadas no ecrã do jogo.

Mas… Como é que o sistema era capaz de identificar números diferentes, durante uma chamada?

Pois bem, tudo começou em 1987, quando Ivan Sølvason, fundador do estúdio SiverRock, decidiu criar um jogo capaz de servir de base a um programa de TV interativo.

Conseguindo desenvolver Hugo, em 1990, um jogo original do seu estúdio, capaz de converter os sinais telefónicos DTMF, para comandos bem definidos, de forma a controlar a personagem na TV.

A coisa funcionava?

Hugo

Sim, apesar do facto de as “más línguas” afirmarem que era impossível, na altura, mandar comandos específicos para comandar a personagem. A verdade é que apenas tinha de ter um telefone capaz de cumprir dois requisitos! Suporte a “tone dialing”, e teclado numérico com botões, em vez de um teclado rotativo.

Sim, Hugo funcionava, e foi um sucesso! Não só em Portugal, mas como em vários países. Sendo um jogo ainda muito querido de muito boa gente, como é o meu caso, que cresci a ver muitos jogadores a falhar, enquanto o Hugo brincava com a sua falta de jeito para a coisa.

 

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.