Huawei, Xiaomi, OPPO e Vivo mantêm liderança em 2019

O mercado chinês de smartphones foi liderado em 2018 pelas marcas Huawei, Xiaomi, OPPO e Vivo. Agora segundo diversos especialistas, as quatro empresas vão continuar a manter a sua liderança no mercado doméstico em 2019.

Os principais fatores da liderança

A Huawei, a Xiaomi, a OPPO e a Vivo devem manter-se entre as quatro principais fornecedoras de smartphones na China. Tudo se deve à estratégia de competirem nos segmentos de smartphones de gama média e alta.

Fazendo uma retrospetiva, estas quatro marcas contribuíram para mais de 80% dos envios de smartphones para distribuição no mercado doméstico no ano anterior. Assim, eles farão parte da lista das dez principais marcas de smartphones do mundo. Entretanto outras marcas como a Gionee e Smartisan, assim como marcas internacionais como Samsung, ASUS e HTC vão continuar a lutar na China devido ao domínio das marcas Huawei, Xiaomi, OPPO e Vivo.

Cada marca poderá atingir uma marca superior a 100 milhões de envios para distribuição

Segundo a publicação Digitimes Research, espera-se que cada uma das quatro principais marcas de smartphones, Samsung, Apple, Huawei e Xiaomi atinja mais de 100 milhões de envios e chegue à lista das quatro principais marcas de smartphones em 2019. A OPPO e Vivo podem desacelerar um pouco em 2019 com os respectivos embarques de 90 milhões e 70 milhões de unidades. Ainda assim, ambas as marcas devem garantir a quinta e sexta posições este ano. A liderança é sempre um dos principais objetivos.

Os envios mundiais não deverão ultrapassar as 1,5 mil milhões de unidades

Entretanto e com base nas últimas tendências de mercado, o Digitimes Research reporta que os envios mundiais de smartphones não devem ultrapassar os 1,5 mil milhões de unidade este ano. Uma das razões é que a tecnologia 5G ainda não tem uma presença suficientemente ampla para incentivar os utilizadores a substituirem o seu dispositivo existente.

A rede 5G terá uma palavra a dizer, mas mais em 2020

Espera-se que as operações comerciais das redes 5G ganhem força em 2020. Isto sim poderá levar os utilizadores a substituirem os seus equipamentos por telemóveis preparados para 5G. Além disso, espera-se que os mercados emergentes registem um aumento significativo nas vendas de equipamentos em 2019. O segredo da liderança também pode estar no 5G.

No que se refere aos envios globais, espera-se que chegue a 1,5 mil milhões de unidades em 2020. Em 2023, os envios globais de smartphones vão alcançar mais de 1,7 mil milhões de unidades.

Então e na Europa e Continente Americano? Quais serão as marcas que vão liderar na sua opinião? Conte-nos tudo nos comentários.

Não percas nenhuma novidade. Segue-nos no Instagram, no Facebook e no Twitter!