Huawei rebenta na China enquanto a Apple está a afundar

Ao contrário do que parece o mercado de smartphones não está propriamente a ter um grande boom. Esta situação é ainda mais evidente na China. No entanto, apesar disto, os novos dados da Canalys mostram que o crescimento da Huawei está imparável. Na realidade, até podemos dizer que a Huawei salvou o mercado chinês de smartphones

Entre janeiro e março de 2019, os fabricantes de smartphones conseguiram enviar um total de 88 milhões de dispositivos para distribuição na China. Este número caiu 3% em relação ao ano anterior. É que em 2018 foram enviados para distribuição 90,7 milhões de unidades no mesmo período. No entanto, o declínio relativamente pequeno sugere que a pior fase pode ter passado.

Desde o segundo trimestre de 2017, o mercado chinês de smartphones continua a apresentar um crescimento negativo. Mais recentemente, no primeiro e quarto trimestres de 2018, os envios diminuíram consideravelmente entre 21% e 14%, respectivamente.

Huawei!

Em relação ao desempenho de fabricantes individuais de smartphones, a Huawei foi a única grande marca a crescer neste período. Na verdade, se o crescimento da Huawei fosse retirado da equação, o mercado de smartphones chinês teria caído em 12,5%.

Huawei disparou e as vendas da Apple caíram a pique na China no último trimestre

Ao longo do primeiro trimestre de 2019, os dados recolhidos pela Canalys sugerem que a Huawei vendeu 29,9 milhões de smartphones. Este número representa um aumento de 41% em relação aos 21,2 milhões de dispositivos enviados um ano antes e ajudou a elevar a participação de mercado da empresa para um recorde de 34%, um aumento de quase 10% em apenas um ano.

No que diz respeito ao desempenho impressionante, a Canalys refere que a Huawei fez grandes investimentos em novos locais físicos, renovando os locais antigos e expandindo a gama de dispositivos e acessórios para gerar mais interesse.

Ao mesmo tempo, a Apple passou pelo pior declínio de vendas em mais de 2 anos

De facto, no extremo oposto, está a Apple. O gigante de Cupertino, que é a quinta maior marca da China, vendeu apenas 6,5 milhões de iPhones. Isto durante o período de três meses. Conquistou uma participação de mercado de 7,4%.

Doze meses antes, a empresa tinha 10,2% do mercado chinês de smartphones. Conseguiu vender 9,3 milhões de iPhones. Comparando os dois resultados, os números traduzem-se num declínio ano-a-ano de 30%, o que é, na verdade, o pior resultado da Apple em mais de dois anos. No entanto, a Apple diz que as coisas estão a ficar melhores.

Durante a conferência de resultados trimestrais da Apple, o CEO Tim Cook revelou que os clientes chineses reagiram positivamente aos recentes cortes nos preços.

Aparentemente, as vendas do iPhone começaram finalmente a ganhar força durante as últimas semanas do trimestre de março, algo que deve continuar no segundo trimestre do ano.

Entretanto, no meio da Huawei e da Apple estão fabricantes como a Xiaomi, Vivo e Oppo.

A Xiaomi passou a maior parte do primeiro trimestre a diversificar o seu portfólio de dispositivos e a transformar a Redmi numa marca independente que vai competir com a Honor no segmento de baixo custo. No geral, esses esforços foram bem-sucedidos. A empresa registou um bom crescimento em relação ao trimestre anterior. No entanto, as mudanças não foram suficientes para evitar um declínio ano-a-ano de 13%.

A Vivo e a Oppo, por outro lado, tiveram pequenas quedas de 4% e 2%, respectivamente.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Huawei tem uma grande surpresa preparada para Outubro!

Tudo corria de feição para a Huawei, mas o problema com os Estados Unidos deu cabo da vida a este fabricante. De facto, de...

Bug na Playstation Store revela jogo da PS Plus de Outubro? Sim?!

Nos últimos tempos, temos falado bastante acerca dos jogos PS Plus, principalmente no facto de a qualidade das ofertas ter descido significativamente em 2021,...

Pirataria: Depois do IPTV, o alvo são os serviços de VPN

Como deve saber, o fenómeno do IPTV Pirata continua bem vivo! Especialmente agora que a pandemia teve um grande impacto na maneira como consumimos...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!