Inicio Especiais Huawei P20 Pro: Os segredos escondidos nas câmaras

Huawei P20 Pro: Os segredos escondidos nas câmaras

Passaram alguns minutos desde que a Huawei apresentou ao mundo a nova gama P20, constituída por três modelos, o standard, o lite e o Pro. Apesar de todos eles virem acompanhados de caraterísticas muito interessantes é no último modelo que conquista todas as atenções. De facto, a Huawei concentrou muitos esforços para produzir um equipamento que pudesse rivalizar e até bater a concorrência, como fez questão de o demonstrar durante a apresentação que decorreu em Paris.

Huawei P20 Pro Huawei P20 Pro

Neste evento mostrou um comparativo com o Galaxy S9+ e também com o iPhone X que deixou a audiência de boca aberta, no verdadeiro sentido da palavra.

Mas afinal o que tem o Huawei P20 Pro de tão especial?

No que diz respeito às especificações técnicas não existem assim tantas diferenças para o modelo Standard. No entanto e quando falamos das câmaras a música é outra.

O Huawei P20 Pro disponibiliza três câmaras alinhadas na vertical. De baixo para cima, a primeira lente é o sensor monocromático de 20MP; a lente do meio é o sensor RGB de 40MP; e a lente superior é a lente telefoto que possui um sensor de 8MP.

Huawei P20 Pro

Embora a existência de três câmaras possa parecer uma manobra de marketing, na realidade não o é, como tivemos oportunidade de o comprovar num evento especial que a Huawei realizou em Londres no dia 7 de Março. Aí e perante diversos cenários tivemos oportunidade de verificar que estamos perante um equipamento que faz magia com a câmara, especialmente em condições de luz reduzida. É que a Huawei equipou a câmara RGB com o maior sensor alguma vez já encontrado na grande maiorias dos smartphones – maior que o do iPhone X e maior do que o Samsung Galaxy S9.

A força da inteligência artificial (melhorada)

À semelhança do que acontece com o Huawei Mate 10 Pro, a inteligência artificial também entra em jogo e a Huawei adicionou um mecanismo AI melhorado para ativar o hardware da câmara e – idealmente – selecionar as melhores configurações para cada situação. Isto significa que o utilizador não tem de preocupar em alternar entre as câmaras.

Já que falámos há pouco em Mate 10 Pro importa salientar que o motor de inteligência artificial foi melhorado comparativamente a este dispositivo. Ele consegue detetar agora muitos outros tipos de cena e alterar as configurações de forma quase instantânea. A tecnologia de inteligência artificial permite a este equipamento reconhecer cães, gatos, áreas verdes e até fotos de grupo.

Huawei P20 Pro

No que diz respeito à fotografia com condições de luz reduzida, a falta de estabilização ótica de imagem em todas as lentes, exceto na teleobjetiva, pode levantar algumas preocupações. No entanto, a Huawei também tem uma resposta para isso: estabilização assistida por Inteligência Artificial. Assim como nos modos noturnos presentes noutros equipamentos, o modo noturno do Huawei P20 Pro tira várias fotos seguidas e une-as para criar um resultado final com muita exposição. Na realidade, este equipamento faz isto tão bem que como diz a Huawei não é necessário qualquer tripé.

Os resultados são realmente surpreendentes – numa situação de pouca luz é possível obtermos uma imagem clara, onde noutros nem sequer veríamos nada. O HDR ajusta as cores e o alcance dinâmico para tentar garantir que as sombras são destacadas sem se apagar os realces. O resultado é a possibilidade de se capturar uma imagem até 100.000 ISO com uma exposição de apenas 4 segundos. A estabilização funciona igualmente bem em vídeo.

Huawei P20 Pro

Mas as novidades não ficam por aqui. O P20 e o P20 Pro apresentam quatro sistemas diferentes de focagem automática – laser, deteção de fase, profundidade e contraste – combinados num sistema denominado 4D Predictive Focus. Isto significa que a câmara é capaz de estar constantemente a focar o objeto da nossa filmagem. Importa ainda destacar a captura de vídeo em super câmara lenta a 960fps.

Ficámos impressionados. O que acham desta tecnologia? Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia também

Volkswagen ID.3 – O 100% elétrico que vai revolucionar o mercado!

A evolução da tecnologia no mundo dos automóveis não para, nem pode parar. Afinal de contas, não foi assim há tantos anos que a...

Android: Telegram acaba de receber muitas novidades!

A conhecida aplicação de mensagens Telegram é sem dúvida uma das maiores concorrentes do WhatsApp. Dito isto anunciou novidades para utilizadores Android. Ainda por...

Honor 10X Lite: uma aposta interessante por 213 Euros

A Honor que por enquanto continua a ser uma submarca da Huawei anunciou o Honor 10X Lite. Apesar de ter sido lançado inicialmente na...

A NVIDIA vai lançar a sua RTX 3060 Ti no dia 17 de Novembro

Como deve saber, as placas de gama média 'Ampere' RTX 3060 e RTX 3060 Ti estão mais que confirmadas, apesar de ainda não termos...

Apple admite problema no som dos AirPods Pro. Veja o que fazer!

A Apple publicou uma nova página de suporte no seu site relacionada com um problema que alguns utilizadores do AirPods Pro estão a ter....