Huawei P10 poderá ser lançado em versão com ecrã curvo e leitor de íris


Por em

É o dobro ou nada: o Huawei P10 virá com duas câmaras da Leica, em versão normal e Plus, com e sem ecrã curvo, e com dois leitores de impressões digitais na versão Plus.

Sem esquecer o sistema áudio Yamaha e Harman Kardon. Mais do que um fabricante de smartphones, a Huawei é hoje em dia um colosso de redes de parcerias, algo que parece estar a ser mobilizado como nunca por parte na marca.

Na mais recente ronda de leaks, parece que a Huawei irá lançar uma versão do Huawei P10 com ecrã plano, e outra com ecrã curvo bilateral, que será o P10 Plus.

A opção faz todo o sentido, tendo em conta os custos de produção superiores deste último tipo de ecrã, um dos factores que promete catapultar o Huawei P10 para o pódio como o mais caro P de sempre.

E contudo os ganhos dos ecrãs curvos são para já fundamentalmente estéticos, salvo algumas implementações mais adaptadas à sua fisionomia. Não é claro nesta fase se a Huawei irá de facto implementar funções específicas para este ecrã curvo.

Portanto, um Huawei P10 de ecrã plano deverá ser a opção mais atraente para muitos consumidores.

Mas as diferenças entre Huawei P10 e Huawei P10 Plus não acabam aqui. Nas imagens obtidas na rede social Weibo, o Huawei P10 Plus mostra uma abertura extra no topo do ecrã: três, contra duas do Huawei P10.

Uma delas será facilmente o sensor de luminosidade típico, mas e a segunda?

A opção mais provável é que se trate de um leitor de íris, uma câmara de infravermelhos que permite autenticação ocular do utilizador. Até agora ninguém mencionara a possibilidade, mas o orifício está simplesmente lá.

Finalmente, notamos que o Huawei P10 Plus mostra um possível leitor de impressões ultrassónico no ecrã, e um segundo leitor na face traseira.

É caso para nos perguntarmos o porquê da redundância, mas o debate ainda está aberto quanto à melhor posição do leitor. À frente é mais útil para acordar o ecrã, na traseira é mais funcional quando temos o telemóvel na mão. Então, porque não colocar nos dois sítios?

Mais peculiar é o flash circular no Huawei P10 Plus, um anel que rodeia o módulo de foco por infravermelhos. Não será estética nem design; o flash circular pode ser mais interessante para retratos ou para a luz incidir menos agressiva de frente no objecto fotografado.

Impossível de detectar em imagens, especula-se que enquanto que o Huawei P10 terá o mesmo e impressionante processador do Huawei Mate 9, o Kirin 960, o Huawei P10 Plus terá o Kirin 965 a bordo. Todavia este processador ainda não foi revelado e a sua existência ainda não foi confirmada.

São para já bastantes diferenças entre ambas as versões do P10, algumas das quais transformam o Huawei P10 Plus num dispositivo bastante apetecível e distinto.

O lançamento oficial do Huawei P10 Plus e do Huawei P10 deverá dar-se a 26 de Fevereiro, quando a Huawei tem um evento marcado no Mobile World Congress em Barcelona.

Leia também

Ou veja mais notícias de outros

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Intel quer ultrapassar Samsung e produz chips de 7nm já em 2017

Xiaomi Redmi Pro 2 pode estar a caminho

Seguinte