O Huawei P10 e P10 Plus apresentam algumas modificações estéticas, comparativamente ao antecessor. Ambos possuem um design unibody com uma curvatura lateral menos espessa do que podemos encontrar noutros equipamentos. Desde modo torna-se mais fácil manusear os dispositivos. Para além disso, estes smartphones disponibilizam um acabamento brilhante e o botão home surge agora na parte frontal com sensor de impressões digitais integrado.

O facto que referimos acima é sem dúvida um dos pontos fortes na nova linha da Huawei. Este fabricante sempre gostou de colocar este sensor na parte traseira dos equipamentos, mas pode haver boas razões para esta mudança.

A colocação do sensor de impressões na parte frontal e logo abaixo do ecrã, permite libertar a parte traseira dando-lhe um ar mais atrativo. Para além disso, o sensor de impressões digitais na parte frontal, não só funciona como um botão home, mas serve também para outras funções, especialmente no caso do P10 Plus. Pode tocar uma vez para voltar atrás, ficar a carregar para regressar à janela principal e deslizar o dedo para abrir as aplicações mais recentes.

Ecrãs

O Huawei P10 e P10 Plus são muito semelhantes, esteticamente falando, mas diferem nas especificações.

O P10 possui um ecrã IPS de 5.1 polegadas e resolução de 1920×1080 pixéis, enquanto o P10 Plus tem um ecrã IPS de 5.5 polegadas e resolução de 2560×1440 pixéis.

Especificações

Ambos os dispositivos vêm com o mesmo processador octa-core Kirin 960 a 2.4 GHz que pode ser encontrado no Mate 9. O modelo standard possui 4GB de memória e 64GB de capacidade de armazenamento, enquanto o P10 Plus tem 6GB de memória e 128GB de capacidade de armazenamento. O P10 e o P10 Plus incluem ainda um slot microSD que permite acomodar cartões até 256GB.

Câmaras

O Huawei P10 apresenta uma configuração de câmara dupla na parte traseira e combina um sensor a cores de 12 megapixéis, com um sensor monocromático de 20. Destaca-se ainda a abertura f/2.2.

A câmara presente no P10 Plus é ligeiramente “mais potente”. Apesar de vir com os mesmos sensores de 12 e 20MP tem uma abertura f/1.8. Importa salientar que as câmaras incluem ainda estabilizadores óticos da imagem, para evitar as eventuais tremideiras quando se captura uma fotografia.

No que diz respeito às câmaras frontais, também elas, pela primeira vez, utilizam sensores Leica de 8 megapixéis. Segundo a Huawei, este novo sensor disponibiliza o dobro do brilho e tem um contraste dinâmico maior, para que consiga obter selfies de elevada qualidade.

Bateria

A bateria também é diferente em cada um dos modelos. O P10 tem um bateria de 3,200 mAh, que passa a 3,750 mAh no caso do P10 Plus. A justificação é simples: – o P10 Plus tem um ecrã maior.

O Software

O P10 e P10 Plus correm o sistema operativo Android 7.0 Nougat e são os primeiros equipamentos a virem com a interface proprietária EMUI 5.1 que sofreu muitas alterações por parte da Huawei.

O tema do EMUI 5.1 adapta-se à cor do equipamento, para garantir um bom enquadramento entre hardware e software. As alterações são visíveis de imediato no fundo de ecrã e também na cor dos ícones.

Com estes equipamentos, a Huawei introduz também uma nova funcionalidade de criação de vídeo que foi desenvolvida em parceria com a GoPro. No fundo poderá criar de uma forma simples vídeos animados com as suas fotos favoritas e vídeos, recorrendo também a música e diferentes transições. Importa salientar que o Highlights, nome desta funcionalidade, permite também ordenar, catalogar e classificar fotos automaticamente, baseando-se nas pessoas, locais ou eventos.

O preço e a disponibilidade não foram anunciados.

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.