(Primeiras Impressões) Huawei Nova 9: Não é novidade para ninguém que a Huawei anda a passar um mau bocado, e por isso mesmo, anda um pouco desaparecida do mundo dos smartphones.
Uma pena, visto que esta fabricante andava a caprichar, ao ser capaz de lançar aparelhos muito interessantes no campo do design, e da performance, especialmente quando o tema era a fotografia.
Aliás, podemos até dizer que a Huawei é uma das grandes responsáveis pela morte do mercado de máquinas fotográficas dedicadas. Tudo devido à utilização, e implementação de hardware muito poderoso, acompanhado por software capaz de fazer maravilhas, a toda e qualquer captura de imagem feita nos seus telemóveis.
Dito tudo isto… Depois de tudo o que aconteceu… O que acharia de um regresso em grande da gigante Chinesa?
Pois bem, a Huawei acabou de lançar um novo smartphone, que claro está, tem muito potencial para impressionar os consumidores. Abram alas ao Huawei Nova 9!
(Primeiras Impressões) Huawei Nova 9: O regresso em grande?
Portanto, a Huawei desafiou-nos para experimentar o novo Nova 9 (novo – nova – nove, que frase hein…), para ter-mos logo uma opinião para vos dar no seu lançamento. E meus amigos, o unboxing foi um muito curioso regressar ao passado! À altura em que a Huawei batia o pé no mercado, e tudo mexia à sua volta.
Afinal de contas, apesar de não ser um topo de gama digno desse nome, é um aparelho que volta a demonstrar todo o talento que a marca tem na construção e conceção de um smartphone.
O design grita premium! E a nível de usabilidade, ninguém diria que temos aqui um simples gama média. Mas vamos primeiramente começar com as especificações técnicas:
- Ecrã: 6.57” Curvo FHD+ (2340 * 1080), DCI-P3, HDR 10, 120Hz
- CPU: Qualcomm Snapdragon 778G
- Memória: 8GB
- Armazenamento: 128GB
- Câmeras: 50MP+ 8MP + 2MP / Frontal: 32MP
- Bateria: 4300mAh c/ carregamento rápido de 66W (Carregador incluído na caixa)
- Tamanho: 160 mm (A) * 73.7 mm (L) * 7.77 mm (P)
- Peso: 175g (Com bateria)
- Sistema Operativo: EMUI 12 (Android)
Assim, como principais características, temos o novo Ecrã OLED Curvo capaz de chegar aos 120Hz, que diga-se de passagem, são mais 30Hz comparativamente ao Mate 40 Pro! Temos também a câmera Ultra-Vision de 50MP, e por fim, um carregamento rápido digno desse nome, ao oferecer 66W, com o dito cujo dentro da caixa, claro.
Qualidade de construção Huawei? O que significa isso?
Quer goste ou não da marca, a Huawei sabe fazer smartphones, isto é um dado adquirido!
Prova disso é a leveza e espessura do aparelho, bem como o novo acabamento que a marca implementou na traseira deste Nova 9, que conta com um novo processo (apenas para o modelo azul), que é por sua vez capaz de tornar o vidro ainda mais bonito.
Afinal de contas, o acabamento não só torna o aparelho antiderrapante e resistente a impressões digitais, como também lhe dá uma nova identidade e o separa de tudo o resto.
Quanto à beleza, é um material que muda de cor consoante a luz do ambiente em que está. Tornando o smartphone Premium, e bastante jovial. Infelizmente, temos para teste o modelo preto.
Além disto, temos um novo layout para a câmera traseira, que dá uma outra importância ao sensor principal de 50MP.
Performance e Utilização no dia-a-dia
Como já deve ter percebido, temos aqui um processador Qualcomm Snapdragon 778G, em vez dos tradicionais SoCs Kirin. Isto é obviamente o resultado de tudo o que tem acontecido à Huawei nos últimos tempos.
Mas, para dizer a verdade, mesmo não sendo um SoC topo-de-gama, o 778G fica aqui muito bem! Sendo capaz de oferecer uma performance ótima em quase todos os cenários, onde tenho de incluir o CoD Mobile, para mim, um dos jogos mais exigentes do mundo dos smartphones.
Obviamente que não temos Google…
Isto já não é novidade para ninguém, mas temos de referir. Apesar de ser ainda baseado no Sistema Operativo Android (EMUI 12), o novo Nova 9 não tem suporte aos serviços da gigante Google.
Mas claro está, depois de mais de 1 ano, o Huawei AppGallery está muito melhor, e viver sem Google não é de todo impossível.
Fotografia
Exemplos:
Conclusão das Primeiras Impressões
Para mim, isto é um regresso em grande! O Nova 9 impressiona, e voltou a dar-nos um gostinho daquilo que a marca é capaz de fazer.
Mas o melhor mesmo é esperar pela nossa análise detalhada ao aparelho, que vai aparecer por aqui nos próximos dias.