Huawei Mate 40 Pro 4G pode ser o primeiro com o HarmonyOS

É verdade que não se tem falado tanto da Huawei como era habitual. Tudo devido à questão com os Estados Unidos. No entanto este fabricante continua a lançar muitas novidades e definitivamente não atira a toalha ao chão. Ora na semana passada o smartphone Huawei Mate 40 Pro 4G apareceu no site da Huawei China e ficámos a saber praticamente tudo, mesmo o sistema operativo, preço e data de lançamento. Agora, eis que este dispositivo apareceu na agência de certificação chinesa TENAA e revelou uma blea novidade sobre o Harmony OS.

Huawei Mate 40 Pro 4G pode ser o primeiro com o HarmonyOS

Para ser mais preciso, a listagem da TENAA indica que o Mate 40 Pro 4G está equipado com o mais recente HarmonyOS 2.0. Também conhecido como HongMengOS, o HarmonyOS é um sistema baseado em microkernels desenvolvido para os equipamentos da Huawei. Foi revelado em agosto de 2019, ou seja, três meses depois de ter sido imposta uma proibição comercial à Huawei pelos EUA, o que resultou na perda de acesso aos serviços da Google na edição oficial do Android.

Mate 40 Pro 4GProvavelmente, espera-se que o HarmonyOS 2.0 ofereça uma experiência um pouco diferente de utilização em comparação com o Android e iOS. Espera-se também que o Mate 40 Pro 4G venha equipado com os Serviços Móveis da Huawei (HMS). Informações recentes revelam que a Huawei está a tentar levar o HarmonyOS a 300 milhões de dispositivos este ano. É provável que o Mate 40 Pro 4G abra esse caminho com o HarmonyOS. Espera-se também que os próximos MatePad Pro 2, Mate X2 4G e P50 apostem no mesmo sistema.

Em termos de especificações, o Huawei Mate 40 Pro 4G tem as mesmas especificações que a variante 5G. Tem um ecrã OLED de 6.76 polegadas com dois furos no ecrã. É muito semelhante ao Huawei P40 Pro. Entretanto destaca-se uma resolução de 1344 x 2772 pixéis. Esta aposta é alimentada pelo chipset Kirin 9000 4G e 8 GB de RAM. Espera-se quechegue com até 256 GB de armazenamento. A bateria de 4.400mAh suporta carregamento rápido de 66W e carregamento sem fios de 50W.

Entretanto ao nível das câmaras, na parte traseira temos um sensor principal de 50 megapixéis. A isto junta-se outra telefoto de 12. Destaca-se também uma ultraangular de 20. Na parte frontal está uma câmara para selfies de 13 megapixéis e um sensor 3D ToF.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também