à Huawei -

As vendas de smartphones caíram 2,7 por cento no primeiro trimestre. Ou seja, para 373 milhões de unidades em todo o mundo. Quem o diz é o último estudo do Gartner. Os EUA e a China, os dois países que mais vendem smartphones, tiveram queda de vendas de 15,8% e 3,2%, respectivamente. A Samsung ainda lidera. No entanto, a Huawei mantém surpreendentemente o segundo lugar. Para além disso, diminui a diferença para o fabricante número um. Isto graças às vendas na China, apesar da proibição dos EUA!

Huawei mantém a segunda posição no mundo! Apple em queda!

Huawei mantém

De facto, esta saga da proibição da Huawei é uma das coisas mais descabidas que surgiram no mundo da tecnologia nos últimos anos. Ainda assim, esta empresa tem tido um percurso excelente. De facto, a Huawei alcançou o maior crescimento ano após ano entre os cinco maiores do mundo. Falamos da Samsung, Huawei, Apple e outros fabricantes de smartphones chineses como a OPPO e Vivo. Dito isto, vendeu 58,4 milhões de unidades de smartphones no trimestre. Destaca-se também o crescimento em todas as regiões. São estas as conclusões do novo relatório.

“A procura por smartphones premium continua a ser inferior à dos smartphones básicos. Isto afeta marcas como a Samsung e a Apple. É que elas têm uma participação significativa nos smartphones de última geração”, afirma Anshul Gupta, da Gartner, em comunicado.

Apple não

Nos EUA, o maior mercado de smartphones da Apple, as vendas totais caíram 15,8% durante o primeiro trimestre. “A Apple está a enfrentar ciclos de substituição mais longos à medida que os utilizadores estão mais exigentes e procuram por benefícios que justifiquem realmente a substituição dos iPhones existentes”, afirmou o mesmo responsável da Gartner. Embora a Apple tenha cortado os preços dos iPhones em vários mercados, a mudança não foi suficiente para estimular a procura e aumentar as vendas.

De facto estamos perante um mercado em movimento e com umas manobras interessantes. Resta-nos agora saber como será o novo trimestre e sobretudo o que vai a jogada americana representar para os interessantes da Huawei.

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.