A Huawei lançou o Hongmeng OS 2.0 que talvez o conheça mais pelo nome HarmonyOS 2.0. Isto aconteceu na conferência que tem decorrido nos últimos dias. Entretanto, mostrou também a versão beta destinada a equipamentos com ecrãs de maior dimensão, mas também relógios e automóveis.
Huawei HarmonyOS: concorrente do Android já tem site oficial!
Esta empresa afirmou que vai lançar uma versão para dispositivos móveis em Dezembro. Agora e como se não bastasse o site oficial estar online, até já é possível descarregar o código fonte.
Para já o HarmonyOS no modelo open-source está disponível para equipamentos com memória entre os 128kb e os 128MB. A partir de Abril de 2021 vai chegar aos dispositivos com memória entre os 128MB e os 4GB. Depois de Outubro de 2021 estará disponível para todos os equipamentos acima dos 4GB.
O novo sistema operativo da Huawei está orientado para o futuro e adapta-se a todos os tipos de utilização. Produtividade, vertente social, desporto ou lazer. Um fator curioso é a adaptação a diversos tipos de terminais.
Para os utilizadores finais, o Harmony OS pode integrar as capacidades de diversos terminais para formar uma super máquina. Para quem desenvolve aplicações, o HarmonyOS usa uma variedade de tecnologias distribuídas.
A marca chinesa divulgou várias funções do Harmony OS 2.0, como uma interface adaptável de acordo com o dispositivo, segurança melhorada e “AI audiovisual” para reconhecer a voz de forma mais inteligente. A empresa também se concentrou nas transferências de dados entre dispositivos. Assim falou de uma velocidade na leitura e gravação remota mais rápida do que acontece no Samba.
A Huawei também vai apostar muito nos múltiplos ecrãs. Assim tal como aconteceu nos últimos dois anos. Aliás forneceu vários exemplos disso no Harmony OS 2.0. O exemplo, visto acima, mostra uma TV com uma webcam na tele-escola. Pode ver-se uma imagem do professor e da criança. Enquanto isso, um tablet é usado durante a aula para interagir com a matéria que está a ser lecionada.
O que acha do novo sistema operativo? Será assim um verdadeiro concorrente para o Android? Conte-nos tudo nos comentários.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!