Huawei – Boost de performance ‘GPU Turbo’ explicado!

Os chips fabricados pela Huawei não são considerados iguais aos Snapdragon 845 ou Exynos 9810. Isto porque o processador mais poderoso da HiSilicon é o Kirin 970, e enquanto que a performance é considerada como adequada para um smartphone topo de gama, a performance gráfica fica um pouco aquém da concorrência.

Até agora, pois a Huawei encontrou uma maneira de aumentar drasticamente a performance do GPU integrado nos seus chips, com o ‘GPU Turbo’! Mas afinal o que é isto? E qual será o impacto na linha de smartphones da empresa?

Huawei GPU Turbo

De acordo com a Huawei, a sua interface EMUI 8.0 que corre por cima do Android da Google, inclui um novo sistema de gestão de ficheiros com a capacidade de manter a velocidade e responsividade do sistema.

Em suma, um esforço da empresa para evitar a fragmentação que assola o mundo Android, e que por sua vez causa o não aproveitamento das especificações de topo que alguns modelos dispõem, causando uma experiência de utilização lenta e pouco adequada.

Em paralelo, isto revela que a Huawei está a trabalhar arduamente a nível de software para manter a velocidade dos seus aparelhos! Contudo, o ‘GPU Turbo’ leva tudo isto a um novo patamar!

Afinal de contas, não pode trocar a placa gráfica do seu telemóvel da mesma maneira que faz no seu computador! Por isso todas as melhorias vão ser feitas a nível de software, pois a Huawei tem acesso de baixo nível ao hardware, permitindo a implementação do ‘GPU Turbo’ via actualização de software.

Aumentado a performance gráfica, e a eficiência de todo o aparelho!

Huawei GPU Turbo

Esta tecnologia já se encontra em desenvolvimento há cerca de 4/5 anos! E em termos de valor comercial, parece que o ‘Turbo Boost’ se encontra avaliado nos 10 mil milhões de dólares!

Processadores gráficos(GPUs) poderosos resultam em jogos fluidos, e ainda na capacidade de fazer renderização mais detalhada de texturas. No entanto, quando falamos de um GPU, não falamos apenas da sua potência, mas também na sua eficiência! Tem de existir um equilíbrio entre os dois, para não existir um exagero no consumo de energia da bateria.

A Huawei diz que este equilíbrio irá ser melhorado, ou perturbado… dependendo da maneira como olha para as coisas.

A tecnologia ‘GPU Turbo’ aumenta drasticamente a eficiência de processamento gráfico dos smartphones! Permitindo assim que estes aparelhos consigam correr aplicações pesadas sem afetar significativamente o tempo de bateria útil.

A empresa garante que o ‘GPU Turbo’ irá aumentar a eficiência até 60%, reduzindo ao mesmo tempo o consumo de energia na ordem dos 30%!

Estes número são certamente impressionantes! Mas a vida já nos ensinou que devemos esperar pelos resultados em casos de uso reais, para ter uma melhor noção do que afinal esta tecnologia irá fazer nos nossos telemóveis.

Dito isto, Richard Yu da Huawei, já veio a público dizer que esta tecnologia irá melhorar tanto a performance single-thread dos smartphones Honor, que irão conseguir ultrapassar a performance multi-threaded GPU de alguns telemóveis topo de gama actualmente no mercado.

Em suma, esta tecnologia irá permitir correr jogos com FPS mais altos, poupando bateria! Além disso, irá trazer mais efeitos especiais para estes jogos, bem como qualidade de imagem HDR, aumentando imenso a experiência de utilização!

Como é que a Huawei conseguiu alcançar este feito?

A empresa conseguiu alcançar isto, ao re-estruturar a framework gráfica tradicional a um baixo nível.

A performance de um jogo é medida por ‘FPS’ – Frames Por Segundo. Pois bem, cada frame precisa de alguma quantidade de recursos do CPU + GPU. No entanto, algumas vezes a nova frame está a fazer a renderização da mesma imagem que a frame anterior! Foi aqui que a Huawei conseguiu capitalizar.

Conseguiu desenvolver um algoritmo inteligente na driver do GPU para dizer ao processador gráfico e CPU o que precisa exatamente em cada frame. Como resultado, aumentou drasticamente a eficiência de todo o sistema, e por consequência também a performance.

Que telemóveis Huawei irão receber o ‘Turbo Boost’?

Huawei GPU Turbo

Todos os telemóveis com os processadores Kirin 960 e Kirin 970 vão receber esta actualização! Com os testes a começar no dia 15 de Julho, e lançamento oficial marcado para dia 30.

A Huawei deverá anunciar brevemente o seu novo processador Kirin 980, que também já deverá contar com esta tecnologia! Resultando num aumento significativo na performance dos próximos topos de gama da Huawei Mate 20 e Mate 20 Pro!

Em suma, esta nova tecnologia irá ser implementada em todos os processadores próprios da Huawei que serão lançados daqui para a frente! Incluindo o Kirin 1020, que supostamente irá duplicar a performance do actual Kirin 970!

Via