Segunda-feira, Setembro 29, 2025

Huawei domina o mercado dos dobráveis! Samsung para trás

Durante anos, a Samsung foi praticamente sinónimo de smartphones dobráveis. Mas, depois de alguns anos com alguma falta de inovação, o jogo mudou. Curiosamente para o lado da Huawei.

A gigante Chinesa conquistou 48% das vendas globais de dobráveis, enquanto a Samsung caiu para apenas 20%. São números muito interessantes, porque caso não se lembre, a Huawei continua de “castigo” para a Google.

Como é que isto aconteceu?

huawei mate x6 (review): é um dobrável incrível que não vai comprar

Pode parecer complexo, mas a resposta é bastante simples: portefólio e preço. Ou seja, a Huawei oferece hoje quatro modelos diferentes de dobráveis.

  • Mate XT Ultimate – o triplo dobrável ultra-premium acima dos 4.000€.
  • Mate X6 – dobrável horizontal a partir dos 1.800€.
  • Pura X – dobrável vertical por cerca de 1.000€.
  • Nova Flip – o mais barato, a rondar os 750€, e aquele que tem puxado pela adoção em massa.

Já a Samsung mantém uma linha mais curta: o Galaxy Z Fold 7 (~2.000€), o Galaxy Z Flip 7 (~1.200€) e a versão mais acessível, o Flip 7 FE, que começa nos 900€. Ou seja, enquanto a Samsung continua a apostar sobretudo no segmento premium, a Huawei abriu o leque e trouxe dobráveis para vários bolsos.

Estes números aparecem de onde?

Como é óbvio, estamos a falar de um mercado global. Na Europa, a Huawei continua muito aquém da concorrência, porque não tem acesso aos serviços Google. Mas claro está, a Europa não é o mundo.

Na China, a Huawei já vende mais que a Apple, e só por aí… Dá para perceber o seu sucesso.

De líder a perseguida?

Em 2024, a realidade era outra: a Samsung tinha 45% do mercado e a Huawei ficava-se pelos 24%. Hoje, as posições inverteram-se.

Na China, a adoção já vai nos 3.2% do mercado total de smartphones, um número que pode parecer pequeno, mas é quase três vezes mais do que a penetração nos EUA, que fica pelos 1.2%.

O que isto significa para o futuro?

Se a Samsung não reagir rapidamente com preços mais competitivos e mais variedade, pode ver-se relegada a uma posição secundária naquele que continua a ser o único segmento verdadeiramente inovador no mercado mobile da última década.

Curioso, porque há aqui uma ironia interessante. Mesmo limitada fora da China por sanções e restrições, a Huawei conseguiu virar o jogo. Isso só mostra o quão forte continua a ser no que toca a design, inovação e, sobretudo, estratégia.

Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

TRENDING

Leia também

Percebemos que usas bloqueador de anúncios. Mas são os anúncios que mantêm o site gratuito e atualizado todos os dias. 🙌

👉 Desativa o bloqueador só aqui na Leak.pt e apoia o nosso trabalho.

Prometemos não te chatear com pop-ups intrusivos. 💙