Huawei continua a fazer chips. Mas… Não está fácil!

A Huawei continua a produzir smartphones, e até tem bastante sucesso em mercados onde a Google não tem a importância que tem cá. Mas, as limitações em cima da produção e desenvolvimento de processadores começa a ter mais e mais consequências ao longo dos anos.

É por isso que, o Kirin 9030 aparece em benchmarks, mas continua a anos-luz da concorrência

Huawei muda para um CPU de 9 núcleos, mas o resultado continua aquém

Portanto, o Kirin 9030 vai servir de base aos próximos Huawei Mate 80 e, como sempre, não demorou muito até aparecer no Geekbench 6.

É curioso, porque a Huawei até mudou a estrutura do CPU para um cluster 1 + 4 + 4, em vez do tradicional 1 + 3 + 4. Ou seja, há mais um núcleo físico para ajudar. Mas, ainda assim, o ganho é quase inexistente. Aliás, é pior que isso. O chip é comicamente lento quando comparado com o que a concorrência está a fazer em 2025.

O Kirin 9030 fica para trás tanto em single-core como em multi-core. E quando digo para trás, estou a falar de rivais até 346.6% mais rápidos. Sim, leste bem. Quase quatro vezes mais performance.

A litografia antiga condena os Kirin

O chip é produzido através do processo N+3 da SMIC, que não chega sequer perto das tecnologias de 3 nm da TSMC ou Samsung. Resultado? Frequências mais baixas, consumos mais altos e performance muito inferior.

Os valores que surgiram no Geekbench 6 dizem tudo.

  • 1.131 pontos em single-core
  • 4.277 pontos em multi-core

Para comparação direta.

Snapdragon 8 Elite Gen 5

  • 3.629 pontos em single-core (320.9% mais rápido)
  • 10.488 pontos em multi-core (245.2% mais rápido)

Dimensity 9500

  • 3.394 pontos em single-core (300.1% mais rápido)
    9.974 pontos em multi-core (233.2% mais rápido)

A19 Pro (Apple)

  • 3.920 pontos em single-core (346.6% mais rápido)
  • 10.011 pontos em multi-core (234.1% mais rápido)

Sim. É uma diferença absurda.

Huawei continua presa ao hardware com as mãos atrás das costas

A Huawei é um caso de estudo no mercado, porque continua incrível em vários segmentos, especialmente quando se fala de wearables. Mas, nos smartphones, a coisa complica a cada geração que passa.

Sim, o Kirin 9030 até pode ser “melhor que os anteriores”, como dizem alguns leakers, mas isso não significa que seja competitivo. A Huawei está obrigada a usar processo antigo, sem acesso garantido a tecnologias críticas, e isso reflete-se em cada lançamento.

🔥 Este artigo foi útil?


Sê o primeiro a votar 🙂

Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!

A ferver

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Em destaque