A Huawei e a Chanel, uma casa de moda de luxo francesa, têm estado em tribunal por questões de logotipo. A marca de moda francesa acredita que o novo logótipo de hardware da Huawei tem uma grande semelhança com o seu logotipo de longa data. No entanto, o Tribunal Geral da União Europeia decidiu hoje que o novo logótipo da Huawei para os seus produtos de hardware informático não vai afetar a Chanel. Assim o tribunal acredita que ninguém vai confundir o novo logótipo da Huawei com o logótipo da Chanel.
Huawei bate Chanel nos tribunais europeus! Terá razão?
Abaixo pode ver os dois logotipos. Temos a marca da Huawei à esquerda e o logotipo de longa data da Chanel à direita.
Ou seja, esta decisão significa que o processo da Chanel para proteger o seu logotipo terminou temporariamente em fracasso. Ainda assim a Chanel acredita que o logótipo que a Huawei solicitou para o seu hardware informático na UE é demasiado semelhante à sua marca.
A decisão proferida pelo Tribunal Geral da União Europeia, no Luxemburgo, foi conhecida hoje. “As marcas contestadas têm algumas semelhanças, mas a sua aparência é muito diferente. Vale a pena referir que a curva de marca da Chanel é mais arredondada, as linhas são mais grossas e a direção é horizontal. Sim, e a direção da marca Huawei é vertical”.
Em 2017, a Huawei solicitou a proteção de marca da UE para o seu logótipo usado para hardware informático. Entretanto, esta jogada foi contrariada pela Chanel, dizendo que os “dois anéis entrelaçados” (logotipo da Huawei) são semelhantes ao seu logótipo protegido. O logótipo da Chanel está ativo para os seus produtos de cosméticos, perfumes e vestuário.
Quanto à decisão do tribunal de hoje, não há nenhum comentário oficial da Chanel. No entanto, saiba que a Chanel tem direito a um recurso. Em 2019, o Gabinete de Propriedade Intelectual da União Europeia (IPO) rejeitou a queixa da Chanel, dizendo que não havia risco de confusão entre os dois logótipos.