Sexta-feira, Agosto 8, 2025

Huawei: 2.900 km de autonomia e carregamento em 5 minutos?

É provável que olhe para a Huawei como aquela fabricante de smartphones, smartwatches e earbuds. Mas… A realidade é que a gigante Chinesa tem os seus tentáculos em muitas mais coisas. Onde temos de incluir a mobilidade elétrica.

Aliás, a Huawei quer dar um salto gigantesco no mundo dos carros elétricos e, se conseguir, pode mudar o jogo por completo.

A marca chinesa está a desenvolver uma bateria de estado sólido capaz de oferecer mais de 1.800 milhas, o equivalente a cerca de 2.900 quilómetros, de autonomia com apenas cinco minutos de carregamento.

Sim, leu bem: quase três mil quilómetros depois de uma pausa para café, ou para ir à casa de banho.

Uma promessa tão absurda que parece mentira!

renault 4, elétrico

A ideia de carregar um carro elétrico tão rapidamente e ainda assim percorrer distâncias equivalentes a várias viagens entre Lisboa e Paris é tentadora, mas os especialistas pedem calma. Isto pode mudar o jogo, mas o caminho até lá chegar ainda é sinuoso.

- Advertisement -

Isto porque, este nível de desempenho depende de um salto tecnológico enorme e de uma química de bateria que ainda está longe de estar pronta para produção em massa.

Sim, as baterias de estado sólido prometem maior densidade energética e mais segurança, substituindo o eletrólito líquido das baterias atuais por um material sólido. Mas, apesar do potencial, a tecnologia ainda está numa fase inicial, tal como aconteceu com o lítio-íon nos seus primeiros anos.

Caso não saiba, a Huawei já tem a ideia no papel desde 2023

De acordo com o Battery Tech Network, esta tecnologia está associada a uma patente registada pela Huawei em 2023, o que indica que o desenvolvimento já pode ter pelo menos dois anos.

Ainda assim, transformar um conceito de laboratório numa solução viável para produção em larga escala pode demorar vários anos.

Conclusão: há razões para sonhar, mas calma!

A Huawei está a apontar para um objetivo ambicioso que, se cumprido, redefinirá o setor automóvel. Porém, como em muitas promessas tecnológicas, entre a primeira patente e o momento em que vemos um carro com esta bateria nas ruas pode passar quase uma década.

Até lá, vamos continuar a falar de carregamentos rápidos, mas não de viagens de Lisboa a Berlim com uma única paragem de cinco minutos.

Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Últimas

Leia também