Huawei P50 prepara guerra contra as câmeras fotográficas

Os topos-de-gama da Huawei são muito famosos pelas suas câmaras e não é para menos. De facto, consigo coisas com o Huawei P30 Pro e com o Huawei P40 Pro que dificilmente consigo reproduzir com outros. No entanto, parece que isto não é suficiente para a gigante chinesa cruzar os braços. É que o Huawei P50 que chega no próximo ano pode superar facilmente isto tudo ao nível das câmeras. Tudo graças a um sistema de lentes que podem ser trocadas. De facto, a Huawei até já patenteou essa solução que pode representar uma grande viragem no que diz respeito à fotografia nos smartphones.

Huawei P50 prepara guerra contra as câmeras fotográficas

Huawei P50 câmeras

Estas informações foram encontradas na base de dados do Escritório de Propriedade Intelectual da União Europeia. Esta fonte não fornece detalhes técnicos específicos, mas, a julgar pela imagem, a câmara deste smartphone Huawei tão promissor será representada por um bloco de dois módulos com as suas lentes na parte superior.  Depois estarão presentes várias lentes que pode ser alteradas. Claro que as incluídas são pequenas. Ainda assim já terão a capacidade de oferecer um bom zoom ótico. Imagine-se o que não será possível fazer com outras extra.

Huawei P50 câmeras

Claro que ainda é muito cedo para se falar sobre as perspectivas comerciais de um smartphone destes, já que a patente em si não revela nada. No entanto, é certo que poderá ser aproveitado de muitas formas. Numa altura em que a Samsung está a preparar equipamentos para competirem frente-a-frente com as câmeras, a Huawei que é especialista neste campo, quer seguir o mesmo caminho.

Entretanto a Samsung tem outra abordagem a esta questão.

Descoberta pelo site LetsGoDigital refere-se a um sistema que terá até seis câmaras individuais. Se este facto o fez lembrar do Nokia 9 e do arranjo de cinco câmaras, estamos a falar de algo totalmente diferente. O novo truque que a Samsung patenteou é que cada câmara pode ser inclinada em dois eixos: um vertical e outro horizontal.

As câmaras podem ser combinadas em diferentes matrizes. Usar uma de três câmaras ou até as seis. Entretanto as câmaras inclináveis podem ser controladas através da aplicação, permitindo que os utilizadores ajustem a largura e a altura da imagem. Basicamente, pode enquadrar a sua foto da forma que quer, sem precisar de se mover.

Huawei P50 câmeras

Claro que depois das imagens terem sido capturadas, o smartphone vai necessitar de executar algumas tarefas para combinar os dados de todos os sensores numa só imagem.

No entanto, este sistema não pode ser utilizado para capturar imagens verdadeiramente panorâmicas. Ainda assim, há um truque. É que as câmaras podem ser inclinadas para dentro, o que resultará em algo a que a Samsung chama de pano-bokeh. Pano-Bokeh é basicamente uma foto panorâmica no qual o fundo tem o efeito bokeh.

As câmaras incluídas na matriz também não necessitam de ser as mesmas, explica a patente. Os sensores podem ter tamanhos diferentes e as lentes diferentes distâncias focais. Por exemplo, uma matriz de 5 câmaras pode ter quatro câmaras grande angular e uma câmara telefoto.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Office: há uma nova versão para insiders e já pode descarregar!

A Microsoft lançou uma nova versão do Office para insiders e já a pode e deve descarregar. Trata-se da Build 14517.20000 e está disponível para...

Conta Google: atenção se receber este aviso pode ficar sem conta!

É muito raro conseguirmos encontrar uma pessoa que não utiliza produtos Google como o Gmail e o Google Fotos, ou que não tem uma...

Surpresa! Netflix renovou esta série para a segunda temporada!

Com o passar das várias semanas de cada mês, vamos recebendo cada vez mais projetos na Netflix. Sendo que os mesmos acabam por se...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!