E pode nem existir. Ou pode?
O lapso veio directamente de um designer que colocou Online um vídeo de amostra do design do eventual HTC Ocean, telemóvel que se destaca por duas câmaras traseiras e pela ausência de teclas físicas.
A tecnologia Sense Touch mencionada no vídeo coloca sensores ao longo das laterais do dispositivo em vez das tradicionais teclas de volume ou bloqueio.
O vídeo foi retirado, mas não antes que Evan Blass o colocasse no seu Twitter:
More cool HTC stuff here (including the tablet that launched @evleaks): https://t.co/S3WaZkeog9
Check it out before it gets pulled! pic.twitter.com/YJwmZb0Sje— Evan Blass (@evleaks) September 20, 2016
Obviamente não existe qualquer confirmação da existência do dispositivo, pelo que pode nem sequer existir. No entanto, a lógica da coisa diz ao autor que existe.
Em primeiro lugar, nada impede a eliminação das teclas físicas. A sua manutenção é uma questão prática de economia, afinal requerem um mínimo de custos de desenvolvimento, face às grandes tecnologias que os consumidores procuram, como o processador, a câmara ou o ecrã.
No entanto as teclas físicas significam peças móveis sujeitas a desgaste e à entrada de humidade ou pó. Os fabricantes têm todo o interesse em as eliminar.
A grande mudança, no entanto, e aquela que mais contribuiu para podermos pensar em smartphones sem teclas físicas, deu-se mais recentemente: o Qualcomm Snapdragon Sense ID.
O Snapdragon Sense ID deverá estrear-se no Xiaomi Mi 5S. A sua grande vantagem face a teclas capacitativas tradicionais ou sensores de impressões digitais actuais, é que pode ser usado através do vidro ou metal, abrindo a porta a teclas escondidas sem qualquer enxerto visível.
A última peça deste puzzle que leva a o autor a pensar que o dispositivo está realmente nos planos da HTC, é a qualidade do vídeo que parece um teaser muito bem acabado.
Em suma, existem muitas razões para o HTC Ocean existir, e nenhuma para o contrário. Talvez a HTC esteja pronta para voltar a jogar no campeonato dos meninos grandes?
Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.
Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui
Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.