A Microsoft está a analisar os relatos de instalações da aplicação HP Smart de forma automática no Windows 11 e no Windows 10 através da Microsoft Store. É algo que está a causar confusão entre os utilizadores sobretudo porque isto acontece até em máquinas que não são HP. Assim se a sua instalação do Windows foi afetada, vai encontrar uma nova aplicação “HP Smart” no menu Iniciar.
HP Smart está a instalar-se sozinho no Windows 11 e 10!
Entretanto a Microsoft já afirmou que está ciente dos relatórios de instalação automática do HP Smart.
De acordo com os testes feitos pelo site WindowsLatest, está a instalar-se automaticamente em todas as versões do Windows que utilizam a Microsoft Store, incluindo o Windows 11 23H2 ou 22H2. O HP Smart é uma aplicação que permite gerir impressoras HP e é normalmente pré-instalada em PCs HP. Assim não é suposto ser instalada quando não está a utilizar um dispositivo HP, como um PC ou uma impressora.
No entanto, a Microsoft Store está a instalar automaticamente a aplicação nas instalações do Windows.
Neste momento ainda não há uma correção. Como tal a situação continua a desenrolar-se e não é claro o que está a causar a instalação automática do HP Smart em sistemas não-HP.
Numa declaração ao Windows Latest, a Microsoft confirmou que estava ciente dos relatos e que partilhará mais detalhes em breve.
Entretanto e apesar do desconforto que a instalação de uma aplicação que não escolhemos instalar possa causar há algo que temos de referir. O HP Smart é uma aplicação oficial e inofensiva. Até que o problema se resolva, pode desinstalar manualmente esta app no Windows 10 ou Windows 11.
O HP Smart é a aplicação oficial da HP para controlar as suas impressoras a partir do Windows. Com ele, pode controlar todos os tipos de impressoras e scanners vendidos por esta empresa, incluindo impressoras a laser e a jato de tinta. Além disso, se a impressora for multifuncional e incluir um scanner, pode digitalizar documentos a partir da mesma aplicação.