Honor Magic8 Pro? Um novo flagship a sério… mas chega?

A Honor já não vive à sombra da Huawei há algum tempo, e de facto, até já foi capaz de impressionar meio mundo com aparelhos como o Honor Magic V3, que apareceu no mercado com um design bastante mais evoluído face a outras fabricantes com… Mais peso no mercado.

Isto porque, desde que ganhou independência, deixou de ser apenas “a marca barata” para começar a atacar o topo do mercado com a série Magic. Agora volta à carga com o Magic8 Pro, um flagship completo que segue a mesma estratégia da Xiaomi de antigamente. Isto significa meter tudo o que há de mais potente no Android… e tentar marcar posição num segmento cada vez mais agressivo.

Snapdragon 8 Gen 5 Elite. O melhor que o Android tem para dar!

O Magic8 Pro chega sem truques de ecrã dobrável, mas traz um painel OLED de 6.71 polegadas com resolução 2.808 × 1.256 e brilho que chega aos 6.000 nits. É o tipo de ecrã que não falha nem debaixo do sol de verão.

Por dentro está o novo Snapdragon 8 Gen 5 Elite, com dois super cores a 4.6 GHz e mais seis para equilibrar a eficiência. A GPU Adreno 840 promete mais 23% de desempenho e a NPU está 37% mais rápida para IA. No papel, é um monstro.

A RAM pode ser 12 GB ou 16 GB LPDDR5X-5300, e o armazenamento vai dos 512 GB até 1 TB.

5.5G, Wi-Fi 7 e velocidades absurdas

O modem X85 da Qualcomm traz downloads até 12.5 Gbit/s e uploads de 3.7 Gbit/s. A Honor até lhe chama 5.5G, embora ainda não seja um standard oficial. O Wi-Fi 7 está garantido e o Bluetooth é 6.0.

Câmara de 200 MP para noite e zoom

A Honor mantém a câmara principal nos 50 MP, mas reforça o telefoto/noite com um sensor de 200 MP. A promessa é simples e pode ser muito interessante para quem dá muito peso à fotografia mas não quer pagar preços Pro Max ou Ultra.

Isto significa mais detalhe, mais luz, melhor fotografia onde todos os smartphones ainda tropeçam. Resta ver se o processamento acompanha o hardware.

Bateria absurda de 7.100 mAh. Mas há um “mas”

Em Portugal não vamos receber esta bateria. A UE tem normais mais pesadas face à China, e como tal, apesar de ser muito provavelmente uma bateria extremamente interessante, vai ser mais “curta”.

O carregamento também fica mais rápido, embora ainda não haja números oficiais.

Preço e lançamento

Na apresentação em Dubai, o modelo base foi apontado aos 935 euros, com mais 165 euros para a versão de 1 TB. Ou seja, podemos estar a olhar para preços europeus a rondar os 999 euros e 1.199 euros. Não há planos para lançamento nos EUA.

A pergunta final: chega para abalar o topo?

O Honor Magic8 Pro vem com tudo.

Ecrã fortíssimo, chip topo de gama, câmaras ambiciosas e uma bateria que parece saída de um tablet. Mas 2026 vai ser um ano competitivo, com a Xiaomi a apostar forte nos 17 Ultra/Pro e a Samsung a tentar segurar o trono (mesmo com cortes internos para controlar custos).

Se a Honor quiser realmente disputar o pódio, o segredo não está só nas especificações. Está no software, no pós-venda e na Europeização da marca como a Huawei fez em outros tempos. Isto porque, hardware, esse, não lhe falta.

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Em destaque

Leia também