Inicio Especiais Hoje é "Dia das Compras na Internet": saiba como proteger-se!

Hoje é “Dia das Compras na Internet”: saiba como proteger-se!

Hoje, 14 de Outubro, celebra-se o Dia de Compras na Internet. Este é um dia marcado por várias campanhas promocionais e de ofertas nas lojas online, de forma a levar mais pessoas a efetuarem compras através do computador.

Para garantir a segurança dos utilizadores em todas as transações, a ESET divulga 10 regras de ouro para evitar que caia em esquemas fraudulentos.

1- Otimize a sua máquina de compras

Assim como trata do seu carro antes de fazer uma longa viagem, o seu computador necessita de alguma atenção antes de fazer as suas compras on-line. Dê-lhe ainda mais proteção ao fazer a atualização do seu browser, sistema operativo e antivírus.

2 – Mantenha-se fiel

Adquira os seus produtos nos sites com uma elevada reputação, ou então onde está habituado a fazer compras.

3 – Compra em diversos sites? Utilize diferentes palavras-passe

No início deste ano, quatro em cada cinco utilizadores admitiram que as suas contas em sites foram utilizadas indevidamente. Se utiliza diversos sites para fazer compras não utilize a mesma palavra-passe. Assim, se os dados de acesso a um determinado site caírem nas mãos de um cibercriminoso, as outras contas não estarão comprometidas.

4 – Desconfie de ofertas muito generosas

Se é bom demais para ser verdade, então provavelmente é. Apesar destes negócios parecem muito tentadores, é sempre mais seguro evitar promoções que envolvam os mais recentes produtos, a preços inacreditáveis. Em caso de dúvida, poderá sempre utilizar o Google para procurar pela opinião de outros utilizadores.

5 – Certifique-se que está seguro – e compre a partir de um PC, não de um telefone

Quando está a fazer uma encomenda num site verifique que está perante uma ligação segura SSL. Se estiver, o endereço que surge no seu browser deverá ser precedido de “https://” ou “shttp://” ao invés de apenas “http://”. É mais fácil fazer estas verificações num PC, do que num browser que esteja a ser executado num tablet ou num smartphone. Ao utilizar SSL as ligações são encriptadas entre o seu computador e o site de destino de modo a que as informações não possam ser intercetadas por terceiros.

6 – Pense antes de agir

Observe com atenção ofertas de última hora que chegam de forma não solicitada ao seu correio eletrónico. Se considera que o negocio é real, abra o browser e escreva o nome do site manualmente ao invés de dar um clique no seu e-mail.

7 – Atenção aos hotspots

Não confie em qualquer rede sem fios que esteja disponível. Preferencialmente deverá utilizar sempre as redes seguras e que pertençam aos operadores nacionais. É que através de uma rede Wi-Fi falsa é possível aos cibercriminosos acederem a tudo o que é transmitido sem fios, entre o seu computador e o site ou serviço de destino.

8  – Utilize o cartão de crédito

Este é um conselho contra-intuitivo para alguma pessoas, mas se for vitima de um esquema e quiser recuperar o seu dinheiro terá mais sorte do que se utilizar um cartão de débito.

9 – Pedem-lhe muitas informações? Cuidado!

Algum malware tem a capacidade de adicionar questões a formulários que utiliza on-line, por isso, se um site de compras pedir demasiadas informações relativas à sua compra, abandone de imediato a operação.

10 – Bloqueie os seus dispositivos

Proteja por palavra-passe o seu portátil, tablet e smartphone para que no caso de o perder, estranhos não tenham acesso aos seus dados. Qualquer destes dispositivos tem um menu que lhe permite ativar as opções de segurança. Escolha uma palavra-chave que não tenha tendência a esquecer, mas evite combinações simplistas como 123456 ou abcd.

Para além destas regras de ouro, a utilização de um antivírus eficaz é essencial. Tecnologicamente avançado, o ESET Smart Security integra uma funcionalidade que garante a proteção do acesso ao banco e todos os pagamentos online. Esta característica assegura que os utilizadores podem transferir dinheiro ou pagar as suas contas online de uma forma muito mais segura e eficaz. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Patricia Fonseca
Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Leia também

Waze recebe uma nova atualização na próxima semana!

O Google Maps e o Waze são sem dúvida as duas melhores aplicações de navegação. Pertencem ambas à Google e recebem atualizações com muita...

(Termina hoje) Xiaomi POCO X3 com 128GB está a 212€!

(Promoção) O novo Xiaomi POCO X3 com 128GB está a 212€! - A Xiaomi decidiu lançar um novo smartphone neste estranho ano de 2020!...

WhatsApp recebe uma mega-novidade que todos querem!

O WhatsApp prepara-se para receber uma mega-novidade que todos querem! De facto, é talvez a que vai dar mais jeito a quem utiliza esta...

GTA VI poderá mesmo ser lançado em 2023! Mas porquê?

GTA VI é claramente um dos jogos mais esperados de todos os tempos. Afinal de contas, GTA V chegou ao mercado há praticamente 7...

Super Mario 64: já pode instalar num smartphone Android!

O Super Mario 3D All-Stars chegou e dá-nos acesso aos primeiros três jogos de plataformas da série. Dito isto, levamos para casa o Super...