(Especial) A pirataria vai ficar mais complicada em Portugal!

A pirataria é algo que muito provavelmente nunca irá morrer, contudo, é inegável que em outros tempos já foi mais fácil piratear alguns tipos de conteúdo, nomeadamente o audiovisual.

Dito tudo isto, parece que vai ficar um pouco mais complicado ter acesso a muito conteúdo que com a pandemia se tornou demasiado acessível. Como é o exemplo dos jornais, das revistas, etc… Porquê? Ao que tudo indica, o PS tem agora um projeto de lei em cima da mesa, que por sua vez pretende acabar com as sempre existentes dúvidas sobre a legalidade das medidas antipirataria! Medidas essas que até agora se têm baseado apenas no bloqueio do endereço de internet dos piratas.



Hmm… A pirataria vai ficar mais complicada em Portugal!

pirataria vai ficar

Portanto, muito resumidamente, a proposta baseia-se no bloqueio do IP! Se por acaso não sabe o que é o IP, fique a saber que é o endereço atribuído a qualquer computador ligado à Internet.

Mais concretamente, o Grupo Parlamentar do Partido Socialista apresentou na Assembleia da República um projeto de lei que prevê o bloqueio de sites que se dedicam à distribuição de cópias ilegais de vários tipos de conteúdo como músicas, vídeos, livros ou jornais.

No entanto, como deve saber, o bloqueio de endereços piratas já é feito hoje em dia. Tendo como base dois memorandos antipirataria que contam com a participação de representantes de autores e produtores, operadores de telecomunicações e IGAC.

Por isso, com esta iniciativa, a ideia é que tudo o que tem sido feito até agora, ganhe mais força aos olhos da lei. E claro, passe a contemplar os números do Protocolo de Internet (os números IP), que são usados pelos diferentes sites piratas. Mas será que isto faz sentido? O que não falta são maneiras de mudar ou ‘mascarar’ o IP. Será que isto é apenas mais uma “lei para encher chouriços?”

Isto já para não falar que o IP é dinâmico. Para ter noção, já tivemos medidas similares implementadas noutros países, que acabaram por fazer mais mal do que bem, ao bloquear utilizadores e sites completamente inocentes.

Entretanto, se quiser saber mais acerca do projeto lei, clique aqui.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Ainda faz algumas destas práticas ilegais? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também