Hidrogénio natural: a nova aposta para uma energia limpa

O hidrogénio já desempenha um papel crucial como fonte de energia, sendo considerado fundamental para alcançar as metas globais de neutralidade carbónica. Agora, um grupo de cientistas do Reino Unido e do Canadá desenvolveu uma espécie de receita que pode ajudar a localizar hidrogénio natural armazenado no subsolo da Terra. Trata-se de uma descoberta que pode revolucionar o setor energético.

Hidrogénio natural: a nova aposta para uma energia limpa e abundante

Segundo os investigadores, estas reservas naturais de hidrogénio poderiam satisfazer as nossas necessidades energéticas durante cerca de 170 mil anos, eliminando a dependência de processos industriais poluentes que atualmente utilizam hidrocarbonetos para produzir este gás.

A “receita” do hidrogénio

A formação natural de hidrogénio ocorre quando a água entra em contacto com rochas ricas em ferro ou que contêm elementos radioativos. Mas não basta isto. Assim também é preciso que estejam reunidas outras condições, como a temperatura e pressão adequadas, e um tipo de rocha que funcione como “tampa”, impedindo a fuga do gás.

Hidrogénio natural

Com base nesta combinação de fatores, os cientistas conseguiram mapear zonas do planeta onde as condições parecem ideais para a formação de hidrogénio. Um dos exemplos já conhecido é o local de Bourakebougou, no Mali, onde o hidrogénio escapa naturalmente das profundezas da Terra.

Também no Canadá, foram observados fluxos de hidrogénio libertados por águas subterrâneas, fortalecendo a ideia de que existe um potencial energético considerável debaixo dos nossos pés.

Uma corrida ao “tesouro” energético

O grande desafio, agora, é encontrar estas reservas naturais e saber preservá-las. Como explica a geocientista Barbara Sherwood Lollar, da Universidade de Toronto, “sabemos que certos microrganismos subterrâneos consomem hidrogénio, por isso é crucial evitá-los para garantir acumulações em quantidades economicamente viáveis.”

Outros estudos recentes apontam também para a possibilidade de vastas reservas de hidrogénio presas sob cadeias montanhosas, formadas pelos movimentos das placas tectónicas.

A importância do hidrogénio é cada vez maior, especialmente na produção de fertilizantes que alimentam a agricultura global. Em 2022, a procura mundial foi de cerca de 90 milhões de toneladas, e estima-se que esse número salte para 540 milhões até 2050.

Embora já existam métodos industriais para criar hidrogénio, são dispendiosos e altamente poluentes. A descoberta e extração de hidrogénio natural representa uma alternativa limpa, competitiva e sustentável.

🔥 Este artigo foi útil?


Sê o primeiro a votar 🙂

Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!

A ferver

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Em destaque