HelloKitty ataca CyberPunk 2077 e consegue roubar tudo!

Ninguém está livre de ataques. Que o diga a CD Projekt Red. A responsável pelo jogo CyberPunk 2077 que sofreu um ataque por um grupo de ransomware que dá pelo nome de HelloKitty. E sim este é o nome que o grupo que criou esta ameaça usa. Podem ser momentos complicados para esta empresa que já tinha vivido alguns sobressaltos com o lançamento do jogo CyberPunk.

HelloKitty ataca CyberPunk 2077 e consegue roubar tudo!

HelloKitty CyberPunk

Este ataque está confirmado pela própria CD Projekt Red. Encriptou todos os dispositivos presentes na rede e ainda levou ao roubo de ficheiros que não estavam protegidos.

Como ocorreu este ataque

A empresa revela que alguém conseguiu o acesso à rede interna. Assim recolheu vários dados relacionados com o grupo CD Projekt. Entretanto deixaram uma nota de resgate com o conteúdo que seria disponibilizado para o público. A empresa afirma que apesar de alguns dispositivos terem sido encriptados, os backups permaneceram intactos. Entretanto foram implementadas mais medidas de proteção. Para além disso o processo de restauro de dados já começou.

Entretanto a CD Projekt divulgou a nota de resgate que foi deixada pela Hello Kitty.

Esta operação de ransomware tem estado ativa desde Novembro de 2020 e já atingiu outras grandes empresas, incluindo a brasileira CEMIG no ano passado.

Uma vez que este malware não costuma estar muito ativo, o site BleepingComputer não tem muitas informações acerca dele.

O que se sabe é que os ficheiros ficam encriptados. Entretanto cada vítima tem as suas notas de resgate. Nela inclui-se a quantidade de dados roubados e em muitos casos o nome da empresa. Esta nota de resgate revela que antes de fazerem dados, os atacantes entraram na rede.

Neste momento não se sabe o valor do resgate. Entretanto nem tão pouco o que a CD Projekt vai fazer. No entanto, deveremos saber em breve.

Ainda não se conhece qualquer fraqueza neste ransomware que possa permitir a desencriptação de ficheiros.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

iPhone 13: ‘Notch’ ficou mais pequena, mas esqueça a % da bateria

A nova gama de smartphones iPhone 13 já foi anunciada! Trazendo consigo um design ligeiramente diferente, onde claro está, temos de salientar a diminuição...

Alerta Windows 10: apague agora mesmo a sua password!

A Microsoft acaba de lançar o alerta para milhões de utilizadores do Windows 10 e pede que as pessoas apaguem as suas passwords. Atenção,...

Novos emojis em 2021/2022 vão incluir ‘Homem grávido’

Vamos ter uma atualização no 'set' de emojis que utilizamos no nosso dia-a-dia, com o Emijo 14.0, da Unicode, a trazer 37 novidades... Entre...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!