HelloKitty ataca CyberPunk 2077 e consegue roubar tudo!

Ninguém está livre de ataques. Que o diga a CD Projekt Red. A responsável pelo jogo CyberPunk 2077 que sofreu um ataque por um grupo de ransomware que dá pelo nome de HelloKitty. E sim este é o nome que o grupo que criou esta ameaça usa. Podem ser momentos complicados para esta empresa que já tinha vivido alguns sobressaltos com o lançamento do jogo CyberPunk.

HelloKitty ataca CyberPunk 2077 e consegue roubar tudo!

HelloKitty CyberPunk

Este ataque está confirmado pela própria CD Projekt Red. Encriptou todos os dispositivos presentes na rede e ainda levou ao roubo de ficheiros que não estavam protegidos.

Como ocorreu este ataque

A empresa revela que alguém conseguiu o acesso à rede interna. Assim recolheu vários dados relacionados com o grupo CD Projekt. Entretanto deixaram uma nota de resgate com o conteúdo que seria disponibilizado para o público. A empresa afirma que apesar de alguns dispositivos terem sido encriptados, os backups permaneceram intactos. Entretanto foram implementadas mais medidas de proteção. Para além disso o processo de restauro de dados já começou.

Entretanto a CD Projekt divulgou a nota de resgate que foi deixada pela Hello Kitty.

HelloKitty CyberPunk

Esta operação de ransomware tem estado ativa desde Novembro de 2020 e já atingiu outras grandes empresas, incluindo a brasileira CEMIG no ano passado.

Uma vez que este malware não costuma estar muito ativo, o site BleepingComputer não tem muitas informações acerca dele.

O que se sabe é que os ficheiros ficam encriptados. Entretanto cada vítima tem as suas notas de resgate. Nela inclui-se a quantidade de dados roubados e em muitos casos o nome da empresa. Esta nota de resgate revela que antes de fazerem dados, os atacantes entraram na rede.

Neste momento não se sabe o valor do resgate. Entretanto nem tão pouco o que a CD Projekt vai fazer. No entanto, deveremos saber em breve.

Ainda não se conhece qualquer fraqueza neste ransomware que possa permitir a desencriptação de ficheiros.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

pub