Helio P35: Tudo sobre o chipset do novo Xiaomi Mi Play


Por em

Foi na véspera de Natal que o Xiaomi Mi Play foi anunciado ao mundo. Uma das caraterísticas interessantes deste dispositivo é o facto de ser o primeiro a vir equipado com o chipset Helio P35 da MediaTek. Mas o que é que este chipset pode fazer pela nova aposta da Xiaomi?

Helio P35 vs Snapdragon 630

O Helio P35 é um chipset octa-core desenvolvido com o processo de fabrico FinFET de 12 nm da TSMC. Os oito núcleos são Cortex-A53 e operam a 2,3 GHz. Importa salientar que o concorrente Snapdragon 630 da Qualcomm também utiliza o mesmo tipo de configuração e número de núcleos. No entanto tem um processo de fabrico diferente.

Assim podemos dizer que o Helio P35 será capaz de oferecer melhor desempenho e maior autonomia de bateria, pois é um chipset de 12nm contra o design de 14 nm do Snapdragon 630.

Placa gráfica PowerVR GE8320

Entretanto, a placa gráfica do P35 é o PowerVR GE8320 da Imagination, a mesma que está integrada no Helio P22. No entanto, tem uma velocidade de relógio de 680MHz no Helio P35. A MediaTek afirma que o Helio P35 suporta ecrãs FHD+ e proporção de 20: 9.

Suporte ao nível de memória, câmaras e armazenamento

O processador suporta memória RAM LPDDR3 e LPDDR4x. Pode acomodar 4 GB ou 6 GB. Destaca-se ainda o suporte para armazenamento eMMC 5.1.

Ao nível da fotografia importa salientar o suporte para câmaras duplas de 13MP ou uma única câmara de 25MP. Vem com um sistema para captura de imagens bokeh com efeito profissional. Outro aspeto importante é o suporte para a Estabilização Eletrónica de Imagem (EIS). Destaca-se também a captura eficaz de objetos em movimento rápido.

O Helio P35 também suporta desbloqueio facial. Destaca-se ainda o suporte para Wi-Fi de banda dupla, Bluetooth 5.0, VoLTE e ViLTE.

Ainda não há informações acerca do interesse de outros fabricantes. Ainda assim a OPPO e a Vivo devem apostar nele em 2019.

Testes de desempenho chegaram à Internet

Entretanto chegaram à Internet os resultados dos testes de desempenho. Assim, ele obteve uma pontuação de 86.352 pontos, o que é um pouco melhor do que o Snapdragon 625 da Qualcomm. Entretanto esta empresa alegou que o desempenho do Helio P35 é melhor do que o SD625.

No entanto, a pontuação de referência do Helio P35 é menor do que o chipset de média gama da Qualcomm, o Snapdragon 636.

Leia também

Ou veja mais notícias de Android

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Etiquetas

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.