HDMI vs Cabo Ótico? O que é melhor para a experiência de som?

Se por acaso aproveitou o Black Friday ou Natal para meter as mãos numa soundbar novinha em folha para a sua sala de estar, é provável que tenha uma grande dúvida na sua cabeça… HDMI ou Cabo Ótico para ter a melhor qualidade de som possível?

Vamos tentar perceber.



HDMI vs Cabo Ótico? O que é melhor para uma soundbar? Ou sistema de Home Cinema?

hdmi vs cabo

Portanto, hoje em dia, uma sala de estar ou sala de ‘Home Cinema’ está completamente repleta de tecnologia para dar azo a tudo o que é streaming de conteúdo multimédia ou conteúdo Ultra HD Blu-Ray que podemos meter as mãos em cima.

E claro, quem quer ter a melhor qualidade de som possível no seu sistema de entretenimento, tem de ter muito cuidado na forma como liga todos os equipamentos!

O que no caso de um sistema de som, ou simples soundbar, significa escolher entre a velhinha entrada ótica, ou a mais recente entrada HDMI 2.1. Isto foi algo que tive de estudar, depois de adquirir uma Soundbar da LG para a minha sala de estar, que entretanto já vinha com o suporte ao recente Standard HDMI 2.1.

Então… O que é melhor? Cabo HDMI ou Cabo Ótico?

Portanto, tanto uma como a outra são escolhas viáveis, visto que oferecem muita qualidade de som. No entanto, existem algumas diferenças que podem pender a balança para um dos lados.

Antes de mais nada, o que é uma soundbar?

Uma soundbar é basicamente um sistema de colunas ‘all-in-on’, com a grande missão de oferecer uma excelente experiência de som, sem ocupar muito espaço, e claro, a um preço mais apelativo em relação a um sistema Hi-Fi tradicional.

HDMI (ARC) vs Cabo Ótico

Para começar, é necessário perceber que os cabos HDMI (High-Definition Multimedia Interface) são algo cada vez mais comum na vida dos utilizadores.

Aliás, são cada vez mais uma solução universal, marcando presença em quase todos os aparelhos do mercado. Porquê? É simples! São baratos, são consistentes, seguros e oferecem imensa qualidade de imagem e som. (Sim, o cabo HDMI é capaz de passar imagem e som, sendo a solução para quase tudo no mundo do audiovisual)

Normalmente, os utilizadores usam sempre o cabo HDMI ligado a uma saída ARC (Audio Return Channel) da TV.

Cabo Ótico

Apesar do sucesso do cabo HDMI, ainda existem muitos defensores do velhinho mas eficiente cabo ótico! Afinal de contas, é uma forma bastante poderosa de conseguir som de qualidade, e na verdade, há quem defenda que a qualidade do áudio é mesmo superior neste standard.

No entanto, ao contrário do HDMI, o cabo ótico apenas é capaz de passar som.

Versus

Ambos os cabos são capazes de passar áudio digital de um aparelho para o outro.

Além disto, não existe diferença na passagem de dados para sistemas multi-channel como o Dobly Digital. Dito isto, a grande diferença é que o cabo HDMI é capaz de passar áudio de alta resolução como o Dolby TrueHD e DTS HD Master. Os cabos óticos são incapazes de oferecer este tipo de som, devido ao facto de não conseguirem oferecer a mesma largura de banda. Além disto, o cabo HDMI também é capaz de passar sinal de vídeo, por isso, se não quer ter de lidar com vários cabos, o HDMI deverá ser quase sempre a melhor opção.

Ainda assim, é preciso ter em conta que os cabos HDMI são na sua grande maioria constituídos maioritariamente por cobre. Um material barato, que traz a possibilidade de interferência para cima da mesa. Entretanto, no caso do cabo ótico, como o nome indica, a fibra ótica é o componente chave, sendo mais caros mas menos suscetíveis a interferências.

Conclusão

O cabo HDMI deverá ser sempre a sua solução ‘To Go’, ao ser barato e simples de instalar. No entanto, se por ventura o seu equipamento não tiver suporte a esta standard, o cabo ótico continua a ser uma excelente solução, mesmo tendo em conta a sua incapacidade de suportar tecnologias de som HD.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Office: há uma nova versão para insiders e já pode descarregar!

A Microsoft lançou uma nova versão do Office para insiders e já a pode e deve descarregar. Trata-se da Build 14517.20000 e está disponível para...

Conta Google: atenção se receber este aviso pode ficar sem conta!

É muito raro conseguirmos encontrar uma pessoa que não utiliza produtos Google como o Gmail e o Google Fotos, ou que não tem uma...

Surpresa! Netflix renovou esta série para a segunda temporada!

Com o passar das várias semanas de cada mês, vamos recebendo cada vez mais projetos na Netflix. Sendo que os mesmos acabam por se...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!