HD Seagate com 16TB será realidade em 2018


Por em

A Seagate julga que não temos espaço suficiente no armazenamento dos nossos computadores, e nós concordamos. É por isso que nos parece muito interessante que a Seagate vá lançar um novo disco rígido com 16TB, e será um 3.5 polegadas perfeitamente normal.

Porquanto existam unidades de armazenamento substancialmente maiores, 16TB será todo um recorde em termos de discos rígidos/unidades magnéticas. A tecnologia é hoje antiquada face às unidades NAND, mas oferecem uma relação custo/eficácia sem paralelos por cada MB, para quem precisa mais do armazenamento que da leitura rápida.

A capacidade excepcional desta drive é possibilitada pela inovação já corrente de drives hermeticamente fechadas, com hélio em vez de normal.

Como é menos denso, o hélio não cria tanta resistência às agulhas, nem gera tanta turbulência. Assim, as agulhas não só se movem mais depressa com menos gasto energético, como os discos podem ser empilhados mais próximos uns dos outros.

Se não quisermos esperar até 2018 para ter ao nosso dispor esta capacidade sem precedentes, entretanto deverão chegar ao mercado drives de 12TB e 14TB.

Via

Leia também

Ou veja mais notícias de outros

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Google I/O marcada para 17-19 de Março: O que esperar

Motorola G5 e G5 Plus vão ser apresentados no Mobile World Congress

Seguinte