Inicio Android HarmonyOS 2.0 prepara-se para atacar PCs, TVs e smartphones

HarmonyOS 2.0 prepara-se para atacar PCs, TVs e smartphones

A Huawei resolveu assinalar o aniversário do lançamento da primeira Smart TV da Huawei com o sistema operativo Hongmeng, ou se preferir, HarmonyOS. A propósito disto, Zhi Hao, responsável pela área de consumo da IoT deste fabricante, partilhou algumas notícias interessantes. Logo à partida, referiu que os televisores Huawei Smart Screen serão os primeiros a receber o sistema operativo HarmonyOS 2.0. Para além disso ficámos a saber também que este fabricante vai apresentar novas smart TVs até ao final do ano.

HarmonyOS 2.0 prepara-se para atacar PCs, TVs e smartphones

Lembro que o HarmonyOS 2.0 foi apresentado na Huawei Developer Conference 2020 no dia 10 de Setembro. Entretanto, para além das TVs, o novo sistema operativo será utilizado noutros dispositivos, onde se incluem tablets e smartwatches. Os smartphones serão adicionados mais tarde à lista. De facto, os testes nestes últimos equipamentos começam em Dezembro, com a implementação inicial a ter lugar entre Janeiro e Fevereiro.

HarmonyOS 2.0

HarmonyOS 2.0 será o sistema operativo de todos os equipamentos da Huawei

Ainda ontem referimos o facto do Harmony ir subsituir o sistema operativo Android que está presente em todos os smartphones Huawei no próximo ano. No entanto, vai ainda mais longe. Ele estará em todos os dispositivos.

De acordo com o site Huawei Central, os computadores com este sistema vão chegar ao mercado em breve. Um pormenor interessante é que também terão um processador proprietário.

HarmonyOS 2.0

Voltando aos smartphones, em Maio de 2018, o presidente da divisão de consumo da Huawei já tunha dito que de um ponto de vista técnico, o sistema Harmony estava preparado para os smartphones. Em termos técnicos, porque depois ainda há muita coisa a fazer. É que leva tempo a mexer nas questões estéticas.

No passado a Huawei ainda não tinha desenvolvido o Harmony com toda a força, porque não queria “problemas” com a Google. Afinal de contas são parceiros.

No entanto, a guerra com os Estados Unidos acelerou o desenvolvimento.

Os primeiros equipamentos a receber o novo sistema operativo são os que vão ter o EMUI 11. Aliás não pense que vai ter uma experiência de utilização muito diferente. Nada disso. É que no topo do sistema estará a interface EMUI. Aliás o EMUI 11 já vem com muitas funcionalidades do Harmony OS.

Wang Chenglu, responsável pela unidade de consumo, acredita que o EMUI 11 vai chegar a uma taxa de utilização de 90%. Em números isto deve representar 200 milhões de utilizadores. Ele também revelou que nos últimos cinco anos, a equipa da Huawei concentrou-se em substituir as partes principais do ecossistema Android.

Foi aliás por este motivo que a Huawei aplicou diversas patentes relacionadas com o novo sistema operativo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia também

(Especial) Vale mesmo a pena comprar uma Soundbar?

Hoje em dia, com a massificação das TVs 4K de grandes dimensões super finas, também é cada vez mais comum encontrar consumidores à procura...

Cuidado! Recebeu e-mail da Segurança Social? Pode ser falso!

Cuidado! Recebeu e-mail da Segurança Social? - Hoje em dia tudo serve para enganar os menos atentos utilizadores da gigantesca Internet... Por isso, se...

Confirmado? A PS5 vai chegar ao mercado com 664GB

Na Leak.pt, já dissemos várias vezes que o armazenamento vai ser um problema sério nas consolas de nova geração, especialmente na PlayStation 5! Afinal...

Estes são requisitos para o armazenamento externo da Xbox Series X!

Como deve saber, as consolas de nova geração vão finalmente apostar no armazenamento ultra-rápido SSD! Ao fim ao cabo, tanto a Sony como a...

Huawei já está a preparar o EMUI 11 baseado no Android 11

A Huawei, neste momento, está a testar a conhecida interface EMUI 11 baseada no Android 10. No entanto, em breve, vai disponibilizar uma versão...