HarmonyOS 2.0 prepara-se para atacar PCs, TVs e smartphones

A Huawei resolveu assinalar o aniversário do lançamento da primeira Smart TV da Huawei com o sistema operativo Hongmeng, ou se preferir, HarmonyOS. A propósito disto, Zhi Hao, responsável pela área de consumo da IoT deste fabricante, partilhou algumas notícias interessantes. Logo à partida, referiu que os televisores Huawei Smart Screen serão os primeiros a receber o sistema operativo HarmonyOS 2.0. Para além disso ficámos a saber também que este fabricante vai apresentar novas smart TVs até ao final do ano.

HarmonyOS 2.0 prepara-se para atacar PCs, TVs e smartphones

Lembro que o HarmonyOS 2.0 foi apresentado na Huawei Developer Conference 2020 no dia 10 de Setembro. Entretanto, para além das TVs, o novo sistema operativo será utilizado noutros dispositivos, onde se incluem tablets e smartwatches. Os smartphones serão adicionados mais tarde à lista. De facto, os testes nestes últimos equipamentos começam em Dezembro, com a implementação inicial a ter lugar entre Janeiro e Fevereiro.

HarmonyOS 2.0 será o sistema operativo de todos os equipamentos da Huawei

Ainda ontem referimos o facto do Harmony ir subsituir o sistema operativo Android que está presente em todos os smartphones Huawei no próximo ano. No entanto, vai ainda mais longe. Ele estará em todos os dispositivos.

De acordo com o site Huawei Central, os computadores com este sistema vão chegar ao mercado em breve. Um pormenor interessante é que também terão um processador proprietário.

HarmonyOS 2.0

Voltando aos smartphones, em Maio de 2018, o presidente da divisão de consumo da Huawei já tunha dito que de um ponto de vista técnico, o sistema Harmony estava preparado para os smartphones. Em termos técnicos, porque depois ainda há muita coisa a fazer. É que leva tempo a mexer nas questões estéticas.

No passado a Huawei ainda não tinha desenvolvido o Harmony com toda a força, porque não queria “problemas” com a Google. Afinal de contas são parceiros.

No entanto, a guerra com os Estados Unidos acelerou o desenvolvimento.

Os primeiros equipamentos a receber o novo sistema operativo são os que vão ter o EMUI 11. Aliás não pense que vai ter uma experiência de utilização muito diferente. Nada disso. É que no topo do sistema estará a interface EMUI. Aliás o EMUI 11 já vem com muitas funcionalidades do Harmony OS.

Wang Chenglu, responsável pela unidade de consumo, acredita que o EMUI 11 vai chegar a uma taxa de utilização de 90%. Em números isto deve representar 200 milhões de utilizadores. Ele também revelou que nos últimos cinco anos, a equipa da Huawei concentrou-se em substituir as partes principais do ecossistema Android.

Foi aliás por este motivo que a Huawei aplicou diversas patentes relacionadas com o novo sistema operativo.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Google Fotos: a novidade mais esperada desapareceu sem data!

Em 2019 na conferência da Google conhecemos uma novidade que ia chegar ao Google Fotos. Esta novidade chamava-se Colorize e utilizava a IA para...

Não quer instalar o iOS 15? Veja como continuar a ter updates!

O iOS 15 chegou e veio cheio de funcionalidades. De facto, há muitas e boas razões para mudar! No entanto, há muitas pessoas que...

Gmail: recupere o espaço da sua conta em segundos!

O Gmail é sem dúvida uma excelente plataforma de email. No entanto, partilha do mesmo problema das outras plataformas. Os emails vão-se acumulando, especialmente...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!