HarmonyOS 2.0 prepara-se para atacar PCs, TVs e smartphones

A Huawei resolveu assinalar o aniversário do lançamento da primeira Smart TV da Huawei com o sistema operativo Hongmeng, ou se preferir, HarmonyOS. A propósito disto, Zhi Hao, responsável pela área de consumo da IoT deste fabricante, partilhou algumas notícias interessantes. Logo à partida, referiu que os televisores Huawei Smart Screen serão os primeiros a receber o sistema operativo HarmonyOS 2.0. Para além disso ficámos a saber também que este fabricante vai apresentar novas smart TVs até ao final do ano.

HarmonyOS 2.0 prepara-se para atacar PCs, TVs e smartphones

Lembro que o HarmonyOS 2.0 foi apresentado na Huawei Developer Conference 2020 no dia 10 de Setembro. Entretanto, para além das TVs, o novo sistema operativo será utilizado noutros dispositivos, onde se incluem tablets e smartwatches. Os smartphones serão adicionados mais tarde à lista. De facto, os testes nestes últimos equipamentos começam em Dezembro, com a implementação inicial a ter lugar entre Janeiro e Fevereiro.

HarmonyOS 2.0

HarmonyOS 2.0 será o sistema operativo de todos os equipamentos da Huawei

Ainda ontem referimos o facto do Harmony ir subsituir o sistema operativo Android que está presente em todos os smartphones Huawei no próximo ano. No entanto, vai ainda mais longe. Ele estará em todos os dispositivos.

De acordo com o site Huawei Central, os computadores com este sistema vão chegar ao mercado em breve. Um pormenor interessante é que também terão um processador proprietário.

HarmonyOS 2.0

Voltando aos smartphones, em Maio de 2018, o presidente da divisão de consumo da Huawei já tunha dito que de um ponto de vista técnico, o sistema Harmony estava preparado para os smartphones. Em termos técnicos, porque depois ainda há muita coisa a fazer. É que leva tempo a mexer nas questões estéticas.

No passado a Huawei ainda não tinha desenvolvido o Harmony com toda a força, porque não queria “problemas” com a Google. Afinal de contas são parceiros.

No entanto, a guerra com os Estados Unidos acelerou o desenvolvimento.

Os primeiros equipamentos a receber o novo sistema operativo são os que vão ter o EMUI 11. Aliás não pense que vai ter uma experiência de utilização muito diferente. Nada disso. É que no topo do sistema estará a interface EMUI. Aliás o EMUI 11 já vem com muitas funcionalidades do Harmony OS.

Wang Chenglu, responsável pela unidade de consumo, acredita que o EMUI 11 vai chegar a uma taxa de utilização de 90%. Em números isto deve representar 200 milhões de utilizadores. Ele também revelou que nos últimos cinco anos, a equipa da Huawei concentrou-se em substituir as partes principais do ecossistema Android.

Foi aliás por este motivo que a Huawei aplicou diversas patentes relacionadas com o novo sistema operativo.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Windows 11: problema de velocidade com a AMD está resolvido!

O Windows 11 chegou com um bug que fazia com que os computadores com processadores AMD ficassem com problemas de desempenho, sobretudo nos jogos...

Natal de 2021 pode ser sem smartphones! Escassez aumenta!

Os fabricantes de smartphones não estão a ter uma vida fácil e de facto podemos dizer que se preparam para atravessar uma situação muito...

O kit de memória RAM DDR5 mais estranho é da Galax

Hoje em dia, as fabricantes de componentes de alta performance para o mundo dos PCs, têm de arranjar designs interessantes na parte visual, mas...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!