A Huawei anunciou hoje (2 de Junho) o lançamento de um novo sistema operativo, que nas palavras da própria empresa, não é uma simples substituição ao Google Android. É o início de um ecossistema que já está em desenvolvimento desde 2016, com o grande objetivo de unificar todos os aparelhos sob uma única bandeira.
Além disto, a gigante Chinesa também confirmou a chegada do seu novíssimo smartphone topo de gama, o P50 Pro. (Ainda sem data de lançamento definida.)
HarmonyOS Chegou! Huawei deixou de depender da Google e do Android!
Portanto, aquilo que a Apple está a tentar fazer há alguns anos, e que a Google tem falhado em conseguir, é exatamente o que a Huawei quer com o seu Harmony OS. Ou seja, ter um único Sistema Operativo capaz de dar vida a todos os aparelhos da sua gama! Sejam smartphones, TVs, smartwatches, tablets, ou até simples escovas de dentes.
Dito isto, se pensa que é um SO limitado, e que foi apressado devido às limitações Norte-Americanas, está muito enganado. Mas isto é algo que iremos explicar mais à frente, com a análise ao Huawei Watch 3, um smartwatch que parece mostrar todas as potencialidades deste SO no mundo mobile.
Entretanto, se por acaso tem um smartphone Huawei Android, vai ter, a partir de hoje, a possibilidade de trocar o SO atual pelo novo Harmony OS. Assim, desta forma, com o lançamento de um SO próprio, a Huawei deixa de depender totalmente do Android.
Até ao fim do ano, a Huawei pretende ter 200 milhões de smartphones, e 100 milhões de outros aparelhos, tudo com HarmonyOS instalado. Vai ser inegavelmente interessante como é que tudo isto irá correr para a empresa.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!