Hama e Alexa controlam a sua casa digital usando apenas a voz


Por em

A voz é a forma de comunicação mais natural, e foi com isto em mente que a Hama desenvolveu uma série completa de produtos integrando a assistente digital Alexa, da Amazon.

Designada Intelligent Home Series, esta gama de produtos inclui três novas colunas de som, duas gamas de lâmpadas LED RGB e uma tomada inteligente. Todos estes produtos podem ser integrados, configurados e controlados através da voz, via Alexa, mas também com uma app móvel (para iOS ou Android) a partir da qual é possível definir diferentes zonas da casa, atribuir nomes aos equipamentos, configurar o tipo e cor das luzes, etc.

As colunas podem ser usadas de forma isolada e apenas através do controlo de voz. Neste cenário, a assistente digital Alexa é capaz de reproduzir qualquer música disponível num serviço de streaming que tenhamos subscrito (como o Spotify ou o Amazon Music), “ler” as notícias do dia, dar-nos informação meteorológica e muitas outras tarefas (“skils”) – que incluem até contar anedotas ou… cantar!

No entanto, quando estas colunas são integradas com as lâmpadas e as tomadas inteligentes da Hama, a Alexa tem um mundo de “skills” à nossa espera: através de comandos de voz simples podemos acender ou apagar luzes, mudar a sua cor ou atenuar a sua intensidade; e, como podemos ligar qualquer equipamento elétrico ou eletrónico a uma tomada (até 3.500 W), é também possível usar os mesmos comandos de voz para ligar ou desligar televisores, hi-fi, candeeiros, máquinas de café, etc….

Todos os equipamentos podem funcionar com outros, de outras marcas, que também suportem a assistente virtual Alexa. E podemos começar por comprar uma coluna mas depois ir acrescentando lâmpadas, tomadas (e até mais colunas) à medida das necessidades – e do orçamento.

O limite teórico do número de equipamentos que podem ser interligados num sistema deste género é apenas determinado pela capacidade da rede doméstica; na maioria dos cenários é possível ligar mais de duzentos dispositivos.

Os três principais produtos desta nova série incluem uma coluna e duas barras de som. Todos estes dispositivos são alimentados por uma fonte externa, mas as barras de som também suportam pilhas e vêm com subwoofer sem fios e controlo remoto incluídos. Alem disso há também duas lâmpadas LED com cor RGB, uma para embutir no teto, com casquilho de baioneta GU10 (ref. 00176532) e outra de casquilho de rosca normal, tipo E27 (ref. 00176531) nas quais, através de uma app ou de comandos de voz da Alexa, podemos ligar, desligar, alterar a intensidade e modificar a cor. Uma tomada inteligente capaz de suportar até 3.500 W (ref. 00176533) completa a gama por agora.

 

Os produtos SIRIUM1400ABT, ASB3800BT e SIRIUM4000ABT da Hama estarão disponíveis em Portugal a partir do início de fevereiro, com o preço recomendado de 149 euros, 399 euros e 499 euros, respetivamente.

A lâmpadas LED RGB têm um preço de 24,99€ (projetor de teto) e de 29,99€ (lâmpada E27); a tomada custa 29,99.

Leia também

Ou veja mais notícias de Gadgets

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.