‘Halving’ – O mundo das Bitcoins está prestes a mudar

O ‘Halving’ é um fenómeno bem conhecido pela comunidade das moedas virtuais, especialmente na parte da moeda Bitcoin, visto que acontece mais ou menos de 4 em 4 anos, sendo baseado no facto da recompensa da mineração ser reduzida para metade. Pois bem, parece algo capaz de trazer um grande impacto para este mundo, mas na verdade está tudo na base da criação da moeda.

Depois de meses de valorização constante, qual será o efeito do Halving? Mas antes disso… O que é na verdade este efeito?

Portanto, antes de começarmos a pensar no efeito a curto e médio prazo, temos de perceber como é que a Bitcoin funciona. Assim, temos de andar alguns anos para trás, até à altura em que Satoshi Nakamoto decidiu que apenas poderiam existir 21 milhões de Bitcoins no mercado, e que o seu aparecimento seria gradual.

Gradual como? As bitcoins são geradas sob a forma de recompensa pelo trabalho dos ‘miners’. O que é um ‘miner’ ou minerador? É basicamente um sistema computacional de uma pessoa ou empresa que põe a capacidade de processamento ao serviço da Blockchain. A tecnologia que serve como base à Bitcoin.

O que é a Blockchain?

bitcoin, blockchain

É basicamente uma cadeia de blocos em que cada um deles dispõe de informações sobre o anterior, incluindo a data em que foi minerado e ainda todas as transações efetuadas. Dito isto, cada bloco minerado dá a recompensa de 12.5 novos bitcoins, sendo descoberto um novo bloco a cada 10 minutos. Em suma, são minerados 144 blocos por dia, o que equivale a 1800 novas bitcoins por dia. Contudo, isto é uma conta válida de forma temporária, visto que após o bloco 630.000, a recompensa passou dos 12,5 bitcoins para as 6,25.

Isto é o halving, ou seja, a recompensa caiu para metade (half). Até aqui tudo normal, o que é realmente interessante é que este é o primeiro halving depois da moeda ter chegado aos 20 mil dólares em 2017! Um fenómeno que deu origem a muitas maluqueiras, que todos nós tivemos a oportunidade de experienciar no mercado de PCs.

Tendência para subida do valor? Provável, se a procura continuar igual e a oferta for mais baixa, o valor vai provavelmente aumentar consideravelmente.

A Bitcoin tem estado à volta dos 8/9 mil euros. No entanto, é provável que este valor suba nos próximos tempos, tendo em conta o seu historial. Ainda assim, não existe consenso quanto à velocidade desta subida devido ao facto de ser um mercado muito volátil. Contudo, nos últimos dois halvings, o valor subiu e não foi pouco, visto estarmos a falar de uma subida de 9054% em 2016.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Fim-de-semana doido na Netflix! Aproveite os novos projetos!

Mais uma semana, e mais uma catrefada de grandes projetos que chegaram à Netflix. E como tal, iremos revelar-lhe aqui mais em baixo alguns...

GTA V: 8 anos, 150 milhões de cópias e 6.4 biliões de dólares

Grand Theft Auto V foi originalmente lançado no dia 17 de Setembro de 2013! Ou seja, fez ontem 8 anos que o famoso jogo...

Nem os fãs de terror estão a aguentar este filme na Netflix!

A Netflix tem neste momento um monte de séries e filmes realmente brutais. Sendo que para dizer a verdade, os utilizadores estão realmente a...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!