Hackintosh – Instalar o macOS num computador comum

Breve Explicação e Configuração

40186
0
Share:

Muitos utilizadores questionam-se acerca da possibilidade de instalarem o sistema operativo da Apple num computador normal. É possível? Funciona bem? Pode ser feito com o mais recente sistema operativo macOS?

Nas próximas linhas vamos analisar esta questão, de forma meramente educativa e abordar o projeto Hackintosh que está no ativo desde 2006. Na prática este projeto fornece algumas ferramentas que tornam possível a execução do sistema operativo da Apple num computador normal.

É importante referir que são necessárias peças de hardware aproximadas ás vendidas pela Apple, processadores da Intel (mesmo já existindo uma forma de se utilizar os novos processadores da AMD Ryzen, mas ainda de forma pouco estável) e placas gráficas da Nvidia e AMD.

Para este exemplo vamos utilizar uma build constituída pelos seguintes componentes:

  • Core i5-7600K
  • Gigabyte GA-H270M-D3H
  • Crucial Budget (16GB)
  • Gigabyte GeForce GTX 1060 G1 Gaming 3GB
  • Samsung 850 EVO M.2 250GB

Nota: O resto dos componentes não são tão importantes para a compatibilidade do sistema. O que poderá acontecer é que algumas portas usb da caixa não funcionem corretamente. No entanto no final do artigo deixamos um  link para ajudarmos a resolver esse problema.

Lista de Software necessário:

  • macOS High Sierra -> Ficheiro de Instalação (Pode ser obtido na App Store)
  • Clover – Ficheiro de Instalação
  • Configurador do Clover – Vibrant Edition
  • Pen USB –  16Gb minimo

1) Configuração da Pen USB

Se tiver acesso a um sistema operativo Mac, basta ir ao utilitário Disk Utility e formatar a drive USB (GUID Partition Table – GPT) e dar o nome “USB” para fácil acesso ao passo seguinte. Se não tiver acesso a um Sistema Operativo Mac, basta criar uma máquina virtual com o mesmo, mais informações aqui .

2) Criar a drive de Instalação

A seguir necessitamos de abrir o terminal, e colocar o seguinte comando:

sudo /Applications/Install\ macOS\ High\ Sierra.app/Contents/Resources/createinstallmedia –volume /Volumes/USB –applicationpath /Applications/Install\ macOS\ High\ Sierra.app –nointeraction

Irá ser pedida a password e de seguida basta inserirem e carregarem no enter. O processo será um pouco demorado visto que irá colocar na Pen USB todos os ficheiros necessários para a instalação do sistema operativo.

3) Instalação do Clover

Carregamos no ficheiro de instalação do Clover descarregado anteriormente e basta seguirem as instruções até chegar ao ponto onde é necessário selecionar a localização onde será feita a instalação. Nesse ponto selecionamos a nossa Pen USB e de seguida carregamos no botão que diz “Customize”. Em seguida introduzimos estes dados:

  • Install for UEFI booting tem de ser selecionado
  • Install Clover in the ESP tem de ser selecionado
  • No Drivers64UEFI, selecionamos OsxAptioFix2Drv–64

4) Configuração Clover BootLoader

Este é um passo simples em que vamos apenas adicionar Kexts e ficheiros de configuração. Tudo isto vai permitir que na instalação sejam reconhecidas algumas placas e discos.

Para adicionar estes ficheiros basta fazer o download e acrescentar na seguinte pasta da Pen USB :

Neste caminho : /EFI/EFI/Clover/kexts/Other

Adicionamos esta Kext:

Neste : /EFI/Clover/Drivers64UEFI

Neste: /EFI/Clover/

5) Instalação do Sistema Operativo

Para proceder á instalação do Sistema Operativo temos de formatar o disco alvo para a instalação . Depois da formatação concluída passamos para a instalação do macOS High Sierra. Vão surgir alguns restarts durante a instalação e convém que a vão acompanhando para irem selecionando o disco de instalação e darem resposta a quaisquer avisos que possam surgir.

Finalizada a instalação já devem ter acesso ao vosso ambiente de trabalho do macOS HighSierra.

6) Configuração Clover BootLoader (Disco Final)

Neste passo fazem o mesmo que nos passos 3 e 4, mas desta vez para o disco principal onde instalámos o Sistema Operativo. Para isso na repetição do passo 4 vamos precisar de um pequeno script para fazer “mount” da pasta EFI de modo a conseguiremos colocar lá todos os ficheiros de configuração.

Efi_MounterV3

Finalmente deixo aqui alguns links úteis para debug ou informações referentes a drivers da placa gráfica ou outros dispositivos.

Nota: Este artigo é puramente educativo

Qualquer dúvida que surja podem utilizar a caixa de comentários para que vos possa ajudar.

Share:
Pedro Magalhães

Dê a sua opinião